Consultório Informático
armazenamento gratuito em nuvem
4 de junho de 2023
Partilhar
Nos dias de hoje para além de fazermos todo o tipo de trabalhos no computador, é também nele que guardamos as nossas fotografias e os ficheiros importantes.
Toda essa informação fica guardada no disco rígido que é um componente do computador que avaria com alguma frequência, devido a má utilização ou por ter mesmo um “ciclo de vida”.
1 - É nesse momento da avaria que entramos em pânico por ter perdido tudo o que tínhamos lá guardado e é nesse sentido que aqui deixo uma excelente solução de Backup dos ficheiros na CLOUD, o GOOGLE DRIVE.
Para além de servir de backup dos ficheiros importantes, o DRIVE pode servir de um disco que podemos aceder sempre em qualquer outro computador ou dispositivo móvel.
O Google Drive é uma das principais ferramentas para guardar arquivos na nuvem que disponibiliza gratuitamente 15GB de armazenamento total, podendo expandir para até 1TB no plano pago.
Vamos então configurar uma conta do Google Drive:
▶ Para quem já tem uma conta de Gmail basta
ir a este endereço https://www.google.com/drive/ e fazer o login da conta, para quem ainda não tem, terá de criar uma conta gratuitamente.
▶ Depois de entrar no ambiente do Drive vai
reparar que o lado esquerdo é muito parecido ao sistema de ficheiros do Windows.
É uma excelente solução gratuita, com 15 gigas, que pode começar a utilizar e evitar males maiores no futuro.
2 - Outra excelente opção é o ONEDRIVE que já vem instalado nos sistemas de Windows nas versões 10 e 11.
Para começar a utilizar, basta aceder à aplicação do Windows e criar uma conta grátis.
Tem o limite de 5 gigas gratuito.
3 - Para quem precisa de mais espaço gratuito para backup, a melhor solução é o MEGA que conta com 20 gigas de armazenamento gratuito.
Aproveite e tenha sempre BACKUP dos seus ficheiros fundamentais fazendo cópias semanais, para evitar problemas de futuro.