P'la caneta afora
PÁTRIA
5 de dezembro de 2020
Partilhar
Como refere Miguel Torga, uma pátria é o espaço telúrico e moral, cultural e afectivo, onde cada natural se cumpre humana e civicamente. Só nele a sua respiração é plena, o seu instinto sossega, a sua inteligência fulgura, o seu passado tem sentido e o seu presente tem futuro (In O Dia de 11 de Setembro de 1976).
Ah grande Miguel Torga!
Patriota em definicão de dicionário é “Que ou aquele que tem amor à pátria e a deseja servir.” E eu, inocentemente, acrescento: (…) que tem amor a todos os outros seus compatriotas e os deseja servir.
Por estas e por outras é que nos dias de hoje o lema de todos nós Portugueses deveria ser: por nós, pelos outros e por Portugal NÃO SE DEIXAR INFECTAR é um dever!!! Nós somos uma Pátria ancestral. Como muito bem se costuma afirmar, somos uma Pátria com História. Honremos pois essa mesma História!
A MINHA QUERIDA PÁTRIA
os camões
os aviões
e os gagos-coutinhos
coitadinhos
a pátria
e os mesmos
aldrabões
recém-chegados
à democracia social
era fatal
a pátria
novos camões
na governança
liderando
as mesmas
confusões
continuando
mesmo assim
as velhas tradições
de mau latim
da Eneida
enfim
sabem que mais?
pois
vou da peida
(Mário-Henrique Leiria)
Esta era pátria de Mário-Henrique Leiria. A nossa? A de hoje qual é? Esperemos que seja a da responsabilidade e do bom-senso!
As prendas de Natal este ano ainda serão distância social, álcool-gel e máscaras. Para o ano logo se verá!
Ah! E não se esqueçam de pedir ao Menino Jesus ou ao Pai Natal ou aos dois, que por favor não se esqueçam de nos deixar a vacina contra o Covid19 no sapatinho! A nós e a todo mundo!
Para todos um Feliz Natal possível e um 2021 já vacinados.
Este colunista escreve em concordância com o antigo acordo ortográfico.