P'la caneta afora
Do outro lado do espelho
3 de dezembro de 2018
Partilhar
O espelho está à nossa frente. E nós, do outro lado, em frente ao espelho.
Tudo não passa de reflexo. Ou de reflexos. No caso do espelho é reflexo de nós próprios. Tal como a sociedade. É reflexo de todos os nós. Quer queiramos ou não, quer gostemos ou não, quer concordemos ou não.
Os telejornais abrem com notícias referentes ao mundo do futebol, os jornais espetam-nos em grandes parangonas igualmente com notícias e fotos de capa inteira do mundo do futebol e quando não são notícias do jogo desportivo em si, são dos seus mandantes, de equivalentes corrupções e violências extremas.
Se as notícias de abertura não forem sobre o mundo do futebol, são com certeza sobre o “futebol do mundo”.
Se um dia abre com Bruno de Carvalho e Alcochete, no outro abre com e-toupeira e Luís Filipe Vieira e o outro seu amigo e no outro o Patriarca do Porto e os livros e entrevistas que dá. Mas a seguir a Bruno de Carvalho, surge Donald Trump e entre estes dois (ou a seguir) ainda há tempo para Miguel Sousa Tavares ou Paulo Portas. Aparecendo então no meio ou antes ou depois eis que surge José Silvano que não foi ao plenário mas o seu PC (personal computer) assinou o ponto por ele e já não sei quando (se antes, se depois, se no entretanto) aparece o IVA das touradas que até dá direito a lição civilizacional por parte da Ministra da Cultura.
Ah! Entretanto ó glória das glórias!!!!!....... Maria Vieira ou o marido ou ela própria ou os dois andam aos tiros a tudo o que lhes cheira à esquerda do PSD.
E aqui ao lado, mas um pouco mais acima, de vez em quando lá assume uma cabecinha por detrás da Juventus ou de um golo de Cristiano Ronaldo a lembrar-nos a existência de um pequeno bichinho descoberto pela ciência política à relativamente pouco tempo que dá pelo nome de Brexit acompanhado pela sua domadora Theresa May.
É esta imagem do país e do mundo que me aparece depois de lavar a cara e enquanto faço a barba a olhar para o espelho à minha frente.
Estou do outro lado do espelho. E não gosto da imagem que este reflete.
Ah! E do outro lado do espelho não encontrei sequer a Alice! Nem o Lewis Carroll! E muito menos o País das Maravilhas!!!