P'la caneta afora
DE PERNAS PARA O AR
3 de outubro de 2020
Partilhar
Informação, contra-informação e fake-news e mais contra-informação e ainda mais informação! E ainda mais umas quantas fake-news!
E agora meus senhores? Que peneira usar? De malha apertada ou um pouco mais larga? Que noticiários ouvir? Que jornais ler? Que rádios ouvir? Que informação vamos escolher? Quem diz a verdade? Quem omite mais? Ou menos?
Estes momentos estranhos que estamos e vamos continuar a passar e vá-se lá adivinhar ainda por quanto tempo mais o vamos passar, trouxe-nos mais Tempo, escrevi eu na crónica anterior. Temos mais tempo para ver televisão, ouvir rádio e ler jornais.
Temos mais tempo para sermos mais informados. Ou pelo menos assim deveria ser. Ao mesmo tempo que vos escrevo, olho para a imagem de um homem de feições orientais, forte e robusto a escorrer água dentro de uma piscina: é Ai Weiwei, um famoso artista-activista chinês, realizador e opositor ao regime, filho do poeta Ai Qing igualmente opositor ao regime chinês. A foto é capa do suplemento Ípsilon do Jornal Público de 4 de Setembro e dá entrada a uma longa entrevista de Alexandra Prado Coelho. Dou-vos todas estas informações para se quiserem poderem verificar o que aqui escrevo, mas o que me levou a ler e a escrever-vos sobre este senhor que nem conhecia (desculpem-me a ignorância), é a chamada a título desta entrevista: “Vocês Já Estão Profundamente Infectados”.
E sim, por muito tristes e decepçionados que fiquemos, nós já estamos todos profundamente infectados. Tal como também referido pelo nosso director no seu anterior editorial, mas na perspectiva de que é necessário não sucumbir ao medo, a verdade é que já se iniciou a infecção através do vírus do medo. Mas Ai Weiwei não fala do supracitado vírus do medo directamente. Directamente fala do Corona vírus, do Covid-19 e de como ele surgiu. É uma entrevista arrepiante e preocupante. E fala-nos de um “vírus” chamado China e é por esse vírus que ele afirma que já estamos todos profundamente infectados. E todos, é todos! É todo Mundo! Mas é Ai Weiwei quem faz esse pré-aviso, não eu! A xenofobia e o racismo não são a minha praia!
Mas não é essa infecção que me preocupa.
A manipulação do medo é que sim, preocupa-me!
E neste momento temos Tempo também para ter medo.
E há ainda os manipuladores do tempo e do medo!
Vivemos em tempo de Não Ficção-Científica!
A Informação tem o Dever de estar ao nosso lado!
A Informação tem o Dever de estar ao nosso lado e ao lado da Liberdade!
E entretanto morreu E. Melo e Castro e Vicente Jorge Silva.
E ainda não morreu a Liberdade!
Este colunista escreve em concordância com o antigo acordo ortográfico.