Mel de Cicuta
Rei morto, rei posto
2 de julho de 2023
Partilhar
Longe vai o dia 4 de outubro de 1910, em que Loures, corajosamente, lançou a Implantação da República no nosso país.
Rei morto, rei posto.
Loures é conhecido por muitas razões, o tal 4 outubro, o Carnaval, sem esquecer, naturalmente, o agora Rei o «Caracol».
O Caracol é hoje, sem dúvida, um dos símbolos do nosso concelho.
Pode ir ao parque verde, junto ao Loures Shopping, pela segunda vez consecutiva, provar um lote lato das extraordinárias maravilhas da gastronomia do nosso concelho. Acompanhado sempre pelo Rei Caracol.
É na verdade uma grande festa popular que junta o «comes e bebes» com a música e a infindável presença de muitos amigos que privam socialmente, provam o caracol e partilham informação. São cerca de 120.000 pessoas que aqui passam neste Festival.
A saúde, essa, por várias razões, continua a ser uma das grandes preocupações do nosso concelho, ora por dificuldades em centros de saúde como o de Loures, ora por dificuldades no Hospital Beatriz Ângelo. A saúde é uma prioridade que obriga da parte de todos a um esforço adicional, para que aqueles que mais precisam sejam servidos. Não pode ficar em nenhum momento para segundo plano e não deve, de forma alguma, ficar subjugada a outros interesses que se possam sobrepor àquilo que é verdadeiramente o essencial, a vida.
A Jornada Mundial da Juventude aproxima-se com tudo o que traz de bom e com tudo o que trará de mal. Eu sou um otimista e acredito que apesar dos transtornos que irá provocar, naturalmente, na hotelaria ou no trânsito, aquilo que nos ficará deste encontro será muito mais do que aquilo que perdemos.
Existem sempre imensas possibilidades mesmo quando parece que tudo está perdido e se existe alguma coisa que a Europa, este tal «Velho Continente», tem para poder partilhar com o mundo, é conhecimento, informação e a forma natural como na rua, nos cafés nas múltiplas partilhas, secularmente realizadas ao longos dos anos, fomos fazendo chegar a todos cultura e informação.
Do nosso lado, do Notícias de Loures vamos trabalhar nesse sentido, tentar com as nossas possibilidades fazer a nossa parte.
Força.