Anuncie connosco
Pub
Opinião
Cristina Fialho – Chefe de redação
Cristina Fialho
Chefe de redação

Editorial

Parabéns Loures

8 de julho de 2024
Partilhar

Um facto interessante sobre Loures, e que desde já ressalvo que a minha fonte é a wikipedia, com todas as duvidas que possa despertar, é que a implantação da republica se deu um dia antes no concelho. Exacto, 4 de outubro de 1910.
Ainda o rei ia a caminho da Ericeira para se exilar já se cantava república em Loures. Pioneiros.
Mas este texto não tem nada a ver com a implantação da república. tem sim, a intenção de festejar o 26 de julho. Foi neste dia, em 1886, que Loures se tornou concelho.
Feriado municipal nesta área que celebra a sua fundação e dá palco às festividades que fazem homenagem às personalidades que foram, e são, importantes para a história de Loures.
Este ano, depois do habitual hastear de bandeiras, faz-se homenagem a quem trabalha ao serviço do município há 15, 20, 25 e 30 anos.
Será inaugurada a Galeria Municipal Vieira da Silva com um espolio riquíssimo de obras que incluem escultura, tapeçaria, pintura, ourivesaria, instalação e até multimédia.
Imperdível.
Também serão reconhecidas as personalidades que se destacaram no concelho. Eduardo de Freitas (pároco da freguesia de Bucelas) e José Maria Lourenço (presidente da Associação Luís Pereira da Mota) receberão a medalha de honra do concelho de Loures.
José Manuel Rato conhecido fadista e cidadão ativo em diversas causas do concelho de Loures (e lourense) receberá a medalha de mérito cultural e educativo.
A medalha municipal de mérito e dedicação será atribuída a Elísio Oliveira, comandante operacional distrital de Lisboa da Autoridade Nacional da Proteção Civil.
Também o CPR – Centro Português para os Refugiados será reconhecido pelo seu trabalho no de acolhimento e acompanhamento de cidadãos de todo o mundo, tendo a sede instalada no concelho de Loures, em terreno cedido pela autarquia.
E já que estamos numa de reconhecimentos e homenagens deixe-me deixar-lhe a si, caro leitor, o sincero agradecimento pela leitura das nossas linhas. Numa espécie de homenagem simples mas muito sentida.
Também hasteamos as nossas páginas numa celebração do que é ser vizinho, na terra de quem cá trabalha, vive, e tem esta parte da geografia no seu coração.

Última edição

Opinião