Anuncie connosco
Pub
Opinião
Cristina Fialho – Chefe de redação
Cristina Fialho
Chefe de redação

Editorial

Para o meu futuro filho:

2 de maio de 2021
Partilhar

Lê as notícias. Todas. Mesmo aquelas com as quais tu não concordas, são essas que te vão abrir os olhos para outras perspetivas, te vão ensinar que há pessoas que pensam diferente de ti e é preciso percebê-las e respeitá-las, tal como gostas de ser compreendido e respeitado.

A mãe não quer ser chata, mas ouve:

Abre os teus horizontes e não te ofendas com quem não é igual a ti, deixa viver e lembra-te que o preconceito é uma faca de dois gumes.

Aprende a defender-te de um soco e aprende a dar um de volta, mas não sejas o início da pancadaria, a violência é desnecessária para quem é forte de cabeça, só não sejas saco de pancada. Não me chegues a casa com o nariz desfeito, sff!

Aprende a defender-te com palavras, são as tuas armas mais fortes. Escolhe bem as tuas lutas porque há muitas que te vão escolher a ti ao longo da vida às quais não vais poder virar as costas. Lembra-te também que não tens de participar em todas as batalhas para as quais és chamado.

Não te aborreças. O mundo é enorme e há inúmeras atividades capazes de te elevar o espírito. Arte, música, natureza, desporto, fotografia, … também existem 7 bilhões de pessoas por aí, era bom conheceres algumas delas. E se não gostares dessas que conheceres ou se por algum motivo não te tratarem como achas que mereces, afasta-te educadamente e procura outras. Não te acomodes a sítios desconfortáveis.

As boas relações vão traduzir-se numa boa vida. Tu vais tornar-te na soma das 5 pessoas com quem passas mais tempo e escolhe se queres que isso seja fantástico ou terrível. Faz-te esperto. Não interessa o que fazes ou o que tens, és uma pessoa e tens capacidade de escolha e tens tanto para oferecer socialmente tal como qualquer outro ser humano. Não há desculpas para te rodeares de negatividade.

Tu atrais o que tu és, não o que queres.

Apoia as pessoas que te querem bem e sobretudo, não insultes as pessoas que gostam de ti gastando a tua energia com pessoas que não se importam contigo. Isso é farçola.

Última edição

Opinião