o verdadeiro significado da palavra sustentabilidade
TODOS GANHAM
5 de dezembro de 2020
Partilhar
Já todos ouvimos falar da importância da sustentabilidade. De desenhar e idealizar projetos, empresas e sociedades onde os benefícios económicos vão sempre de mãos dadas com a proteção do planeta e o bem-estar das pessoas que nele habitam. Em teoria, é um conceito consensual, mas a prática mostra-nos que é desafiante fazer coexistir os 3 valores - ambiente, sociedade e economia - de uma forma verdadeiramente equilibrada.
Na Valorsul, devido à própria natureza da nossa atividade, (recolher os ecopontos em 15 municípios e tratar os resíduos urbanos de 1,6 milhões de pessoas), fazemos este exercício de equilíbrio há 20 anos. Por um lado, recolhemos e tratamos os resíduos de forma a que tenham o impacte ambiental menor possível. Por outro lado, procuramos primar pela eficiência, para que esse tratamento seja rigoroso e cumpra as metas ambientais, mas com o mínimo custo possível para os nossos clientes, que são os nossos 19 municípios e, indiretamente, os seus munícipes. Paralelamente, investimos na qualidade de vida das populações, conferindo ferramentas para um melhor futuro, seja pela sensibilização dos mais jovens, seja pela formação alargada sobre compostagem e oferta de compostores domésticos e comunitários.
Mas há atualmente um projeto que nos deixa a todos muito orgulhosos porque é exemplar na demonstração do que é a sustentabilidade. Falo da campanha “Toneladas de Ajuda”. Através desta campanha, recebemos os materiais recicláveis que cerca de 75 instituições sem fins lucrativos nos fizeram chegar. Entre os aderentes à campanha temos corporações de bombeiros, centros de fisioterapia que apoiam crianças deficientes, centros comunitários e paroquiais, centros de apoio a crianças institucionalizadas e à terceira idade. Vendemos os materiais recicláveis aos recicladores e a Valorsul partilha essa receita com estas associações. Em 2019, o projeto permitiu financiar os aderentes em 57 mil euros e, este ano de 2020, até meados de novembro, já atingimos o valor de 56 mil euros de contrapartidas às instituições. O modelo nasceu na Valorsul, mas já foi exportado para as restantes empresas do universo EGF, estando a funcionar de uma ponta à outra de Portugal. Quem quiser, particular ou empresa, pode também associar-se a esta campanha, escolhendo uma associação que quer apoiar e entregando os seus recicláveis nos nossos Centros de Triagem e Ecocentros, indicando qual a associação para a qual reverte o pagamento.
E aqui está: um projeto que permite que todos ganhem e trabalhem com um mesmo objetivo: gerar valor económico, que é partilhado, ajudando pessoas e construindo um futuro melhor. Porque o futuro do planeta não é reciclável.
Dra. Marta Neves
Presidente da Comissão Executiva da Valorsul