Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

5 milhões de euros

prevenir cheias

4 de setembro de 2022
Partilhar

A Câmara Municipal de Loures estima concluir em junho de 2023 uma intervenção na zona da várzea para prevenir a ocorrência de cheias. A intervenção permitirá reduzir o caudal afluente à zona crítica.
A obra representa um investimento superior a cinco milhões de euros.
O lançamento do concurso para esta obra, que incidirá na ribeira da Póvoa e no rio de Loures, já foi aprovado e assim que se iniciar terá um prazo de execução de um ano, segundo explicou à Lusa o vereador Nélson Batista (PSD).
“É uma obra muito importante que vai permitir controlar o risco de inundações numa zona crítica”, afirmou o autarca.
A obra representa um investimento superior a cinco milhões de euros e beneficiará de financiamento comunitário, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Com esta obra, pretendemos garantir uma intervenção estrutural estratégica de controlo sustentável de cheias na várzea de Loures, numa extensão de 23 quilómetros e 18 linhas de água”, indicou o autarca.
Nesse sentido, explicou, a intervenção permitirá reduzir o caudal afluente à zona crítica, promover o escoamento rápido das áreas com riscos mais elevados e regular o sistema fluvial.
Nélson Batista adiantou ainda que a autarquia pretende também levar a cabo uma intervenção nas ribeiras da zona de Palhais e Murteira, na freguesia de Loures, e de Pintéus, localizada na União de Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal.
Fonte Lusa

Última edição

Opinião