Global Teacher Prize Portugal
Paulo Torcato finalista
4 de junho de 2023
Partilhar
O Global Teacher Prize é um prémio promovido pela Fundação Varkey, sendo reconhecido internacionalmente como o “Nobel da Educação”, e chega atualmente a professores de 120 países.
Este prémio internacional, não só atribui um milhão de dólares ao vencedor e dinamiza uma rede de professores com todos os 50 finalistas de cada ano.
O Global Teacher Prize Portugal nasce do convite realizado a Afonso Mendonça Reis, promotor do projeto “Inspira o teu Professor” e júri do prémio internacional, para criar uma edição do prémio em Portugal, através da associação que dirige: As Mentes Empreendedoras. Afonso Mendonça Reis juntou-se uma equipa e da complementaridade das competências profissionais desta equipa e do apoio de todos os parceiros que se juntaram à iniciativa, surgiu o Global Teacher Prize Portugal.
A edição do Global Teacher Prize Portugal atribui um prémio de 30.000 euros ao professor eleito em cada ano, com o objetivo de valorizar a profunda importância dos professores no desenvolvimento do nosso país e de cada comunidade onde está inserido.
O concurso é dirigido a todos os docentes que exerçam a profissão, desde o pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade (regular ou outros).
Um dos finalistas deste ano e que destacamos é o Professor Paulo Jorge Nogueira Torcato.
Professor no Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, concelho de Loures, distrito de Lisboa, Paulo Torcato leciona, atualmente, as disciplinas de Introdução à Robótica e Cidadania Digital. Nunca pensou ser professor, mas a sua personagem preferida da Disney era o professor Pardal com as suas “engenhocas”. Iniciou a Robótica Educativa e criou o projeto “O Robot Ajuda!”, motivando os alunos para a realização de projetos que os obriguem a investigar, trabalhar colaborativamente e a desenvolver múltiplas competências.
No curso Vocacional do 3.º Ciclo, destinado a alunos com pelo menos duas retenções e em risco de abandono escolar, foi aplicada a metodologia Project Based Learning, aliado à robótica educativa. Em consequência dos excelentes resultados, o agrupamento tem como oferta de escola a disciplina de “Introdução à Robótica”. A realização de desafios/projeto com robôs móveis (elaborado pelos alunos e para os alunos) e um formato flexível motiva os diversos tipos de alunos, desde o aluno “normal”, ao desmotivado ou com dificuldades de aprendizagem (incluindo os alunos com Necessidades Educativas Especiais), até aos excecionais. Partindo de uma situação problema/desafio, os alunos procuram uma solução e programam o robô implementando-a. No final de cada ano letivo, e durante uma semana, decorre a Summer School, apoiada por empresas e pela autarquia.
Os profissionais das empresas que os apoiam partilham a sua experiência laboral e aprendem robótica com os seus alunos.
O professor Paulo partilha a sua experiência através da formação inicial de professores de Informática e como professor cooperante no Mestrado em Ensino-Informática (IEUL).
O Global Teacher Prize Portugal foi criado também para partilhar saberes e trazer o assunto “Educação” para a ordem do dia, sensibilizando e responsabilizando toda a comunidade para a importância do contributo de cada um para criar novas respostas aos desafios que se apresentam.
Investir na educação das nossas crianças impacta todos os quadrantes da sociedade, a qualidade de vida das famílias e ajuda a criar uma sociedade próspera e sustentável.
Cada professor, como protagonista da educação, tem diariamente em mãos a possibilidade de fazer a diferença, e a esta acresce uma imensa responsabilidade.
O desenvolvimento é inevitável, mas o caminho a percorrer terá de ser construído com o contributo de todos. Os professores têm, seguramente, um forte e difícil papel na descoberta de novos caminhos que sirvam as necessidades atuais.
Portugal, para além de querer destacar os seus professores a nível mundial, quer ainda premiar e destacar, a nível nacional, todos os professores que de alguma forma contribuam para a excelência na educação e para a inovação e descoberta de novas respostas educativas.