Supermercado Mercadona
MERCADONA ABRE EM SANTA IRIA DE AZÓIA E COLABORA COM O CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DA BOBADELA
6 de março de 2025
Partilhar
· A Mercadona abrirá, no dia 20 de março, um supermercado em Santa Iria de Azóia, o primeiro no concelho de Loures.
· No âmbito da sua Política de Responsabilidade Social, esta loja doará diariamente, e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Centro Social e Paroquial da Bobadela.
A Mercadona, empresa de supermercados, abrirá no dia 20 de março, pelas 9 horas, uma loja em Santa Iria de Azóia, a primeira no concelho de Loures. No âmbito desta abertura, a empresa assinou um protocolo de colaboração com o Centro Social e Paroquial da Bobadela.
A doação de alimentos é uma das estratégias da Mercadona para a prevenção do desperdício alimentar e faz parte do compromisso que a empresa mantém com a Sociedade: partilhar parte do que dela recebe. Com este objetivo, a empresa desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares a partir de cada uma das suas 60 lojas abertas, além de várias outras ações pontuais.
A nova loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade a esta instituição, que se tornou num importante espaço de resposta social na comunidade envolvente, funcionando como creche, centro de dia, estrutura residencial para idosos, serviço de apoio domiciliário e gabinete de apoio à família.
Diácono António Manuel Ferreira de Campos, Presidente da direção do Centro Social e Paroquial da Bobadela, refere que "o CSPB é uma Instituição com mais de 40 anos e tem como missão apoiar os que mais precisam, garantindo que todos tenham acesso a bens essenciais para uma vida digna. A possibilidade de começar a receber produtos do Mercadona representa uma enorme mais-valia para a nossa instituição e para a comunidade que servimos. Este contributo permitirá ajudar mais famílias em situação de vulnerabilidade, garantir uma alimentação mais equilibrada e reduzir o desperdício alimentar. Além disso, reforça o espírito de solidariedade e responsabilidade social, criando um impacto positivo e duradouro. Com esta parceria, juntos fazemos a diferença na vida de quem mais precisa."
Ana Carreto, Diretora de Relações Externas Distrito de Lisboa e Associações de Consumidores, acrescenta que "este acordo que celebrámos com o Centro Social e Paroquial da Bobadela, vem reforçar o compromisso da Mercadona de devolver à Sociedade parte do que dela recebemos. Assim, no âmbito da nossa política de Responsabilidade Social, esta colaboração, através da doação diária e desde o primeiro de abertura da nossa loja de Santa Iria de Azóia de bens de primeira necessidade, permite-nos chegar às mais de 200 pessoas que a instituição apoia”.
Responsabilidade Social Empresarial
Sob a premissa de “Partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe”, o trajeto da Mercadona contempla a aplicação de um Plano de Ação Social, no qual se incluem as doações de alimentos e produtos. Neste âmbito, todas as lojas em Portugal têm uma parceria com uma instituição local que, desde o dia de abertura da loja, recebe diariamente alimentos. No total, em 2024, a Mercadona doou 1.300 toneladas de bens a mais de 80 entidades de cariz social, o equivalente a 22.600 carrinhos de compras.
A Mercadona em Portugal
2016 Anuncia o seu primeiro projeto de internacionalização em Portugal e a cria a empresa portuguesa Irmãdona Supermercados para a operação no país.
2017 Abre o Centro de Coinovação de Matosinhos para adaptar a sua oferta aos hábitos e preferências do “Chefe” (cliente) português.
2018 Arranque das obras do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim e das primeiras lojas em Portugal, no distrito do Porto.
2019 Abre o primeiro supermercado Mercadona em Portugal, a 2 de julho, em Canidelo, Vila Nova de Gaia terminando o ano com 10 lojas no norte do país.
2020 Novos Escritórios em Vila Nova de Gaia atual sede da empresa em Portugal.
2021 Abertura do Centro de Coinovação de Lisboa e em Vila do Conde (Porto).
2022 Ampliação da capacidade logística no bloco da Póvoa de Varzim e arranque da construção do Bloco Logístico de Almeirim. Abertura das primeiras lojas no centro-sul.
2023 O grupo Mercadona ultrapassa os 100.000 colaboradores, dos quais 5.300 em Portugal.
2024 Alcança as 60 lojas em Portugal e dá início à atividade do Bloco Logístico de Almeirim.