Festival d'A Barca
Maré alta no Trancão e Tejo
9 de setembro de 2024
Partilhar
Um espectáculo de teatro de rua , multimédia e comunitário dia 27, um simpósio com convidados internacionais e animação cultural dia 28 , e para encerrar dia 29 de Setembro um evento náutico a bordo de embarcações da comunidade piscatória e da "barca criativa" são os pontos altos da programação 2024 do Festival da Barca que segue na terceira edição.
É uma organização da Teatro Nacional de Rua em parceria e com apoio da Câmara Municipal de Loures e a união de freguesias da Bobadela , São João da Talha e Santa Iria de Azoia entre muitos outros parceiros e instituições . A organização quer de novo marcar pela diferença e trazer de forma diversa como tema central , a importância do elemento água , quer como bem essencial à vida e economia, quer como marca cultural dos povos e populações ribeirinhas e de vocação oceânica. Lembrar que o nosso concelho tem dois rios , a bacia hidrográfica do trancão e o tejo , e que o nosso país de mar é pelo mar ligado ao mundo. Este ano a região convidada , da expedição "por mares " e que dá origem a diferentes contactos pela via do mar , é o "eixo luso hispânico marroquino " . Assim recebemos nos 3 dias , artistas , entidades e convidados destes países .
De destacar ainda a pareceria de diferentes municípios portugueses do rio Guadiana , e de Sevilha no Guadalquivi, onde ocorrem eventos fruto desta "embaixada náutica". Este ano o "Festival da Barca", faz acontecer espetáculos e debates e actividades sobre os temas destes territórios que são , as "portas do mediterrâneo".
De destacar a presença de Fernando Pessanha , do municipio de Vila Real de Santo António , doutor e eminente conhecedor da historia naval da pirataria e corso , nas águas do eixo " luso-hispano-marroquino", ou de Júlio Cardoso do municipio de Alcoutim , organizador do "festival do contrabando" e da conhecida ponte efêmera sobre o Guadiana.
Todas as actividades são de lotação controlada e sob reserva de forma a criar um laço duradouro com o público interessado. Como habitualmente , Sebastião Gonçalves Tibau , Pirata do Trancão é a figura de receber do espetáculo, onde será evocada novamente parte dos episódios da sua fantástica vida enquanto Rei da Ilha se Sundiva na foz do rio Ganges na India ao tempo das descobertas . A não perder no Dia 27 pelas 21 horas , num evento inédito e exclusivo a inscritos no cais da BP em Santa ìria de Azoia.
O mail para reserva é o da associação , teatronacionalderua@gmail.com e quem reservar com a menção " Jornal de Loures " , tem direito a " convite duplo". Vamos , subir a bordo ?