Santa Iria de Azóia e Estação do Oriente
ligação noturna reforçada
7 de abril de 2025
Partilhar
Nova Rede Noturna arranca a 1 de abril com mais horários e percursos otimizados.
A partir de 1 de abril, a Carris Metropolitana reforça a sua oferta de transportes públicos durante a madrugada, com a entrada em funcionamento da Nova Rede Noturna, uma aposta para responder à crescente procura por mobilidade acessível e eficiente fora dos horários habituais.
No concelho de Loures, será a linha 2730, que liga Santa Iria de Azóia à Estação do Oriente, a beneficiar deste reforço, com mais quatro horários entre a 01h00 e as 05h00.
Horários noturnos da linha 2730:
Sentido Estação do Oriente: 01h15, 02h45, 04h15
Sentido Santa Iria de Azóia: 02h00, 03h30, 05h00
Esta medida insere-se no plano de modernização da Carris Metropolitana, que visa facilitar a mobilidade noturna entre zonas residenciais e áreas de centralidade metropolitana, como a Estação do Oriente, promovendo a equidade territorial e o acesso a oportunidades a todas as horas do dia.
Segundo a empresa, os novos horários foram definidos com o objetivo de tornar as deslocações noturnas mais rápidas, diretas e confortáveis, reforçando a conetividade entre os vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML).
A nova grelha de horários e as linhas abrangidas pela Rede Noturna podem ser consultadas no site oficial da Carris Metropolitana, na opção “Pesquisar linhas”.
Serviço metropolitano integrado
A Carris Metropolitana é uma marca conjunta dos 18 municípios da AML, coordenada pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), que unifica a operação rodoviária da região sob uma mesma imagem e padrões de serviço.
Desde a sua criação, tem vindo a implementar uma série de melhorias: renovação da frota com viaturas menos poluentes, maior frequência e cobertura de linhas, bem como uma aposta clara na uniformização da informação ao público, com canais acessíveis e centralizados.
No caso do concelho de Loures, incluído na Área 2 da operação, os ganhos em matéria de mobilidade têm-se refletido na cobertura geográfica, nos horários disponíveis e na fiabilidade do serviço. A empresa afirma que continuará a trabalhar para garantir um transporte público de qualidade, ambientalmente responsável e ajustado às necessidades da população.