Feira de Loures
evocação histórica
3 de julho de 2022
Partilhar
Viajar até ao final da monarquia num período em que os ideais republicanos se tornam cada vez mais presentes, num território que embora urbano tem uma forte tradição rural é uma das propostas da Feira de Loures – evocação histórica 2022.
O visitante ficará a par do confronto de ideias entre monárquicos e republicanos e dos movimentos sociais que culminaram na proclamação da República Portuguesa em Loures a 4 de outubro de 1910, um dia antes de ser proclamada solenemente em Lisboa.
A Feira de Loures era um local não só de compra e venda de produtos da região, mas também ponto de encontro e de divertimento para quem vinha à feira. Entre provas dos afamados vinhos de Bucelas, petiscos e doçaria tradicional o povo que aqui acudia passava o dia longe das árduas tarefas do campo.
Esta edição contará com a participação do comércio local, de associações do concelho de Loures e de vendedores vindos de vários pontos do país que trazem consigo outros saberes e sabores.
A animação, a cargo da Câmara dos Ofícios, recriará o ambiente do início do século XX, com a realização de tertúlias e confronto de ideias entre republicanos e monárquicos. Mas como estas festas atraíam sempre uma grande quantidade de povo, este fará a festa à sua maneira com danças, música, jogos e divertimentos vários, aproveitando o final do dia para um retrato “à la minute”, como recordação de um dia bem passado.
No âmbito da Feira de Loures haverá ainda uma área destinada a carrosséis e outros divertimentos contemporâneos, que pelas suas características será instalada num espaço diferenciado - o Parque das Tinalhas, não interferindo com o ambiente de época que se pretende evocar.
Com organização da Junta de Freguesia de Loures e produção da Câmara dos Ofícios, o evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Loures, do comércio local, várias associações e instituições do concelho de Loures.