Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Festival da Barca

cruzeiro religioso cultural 2024

2 de junho de 2024
Partilhar

A N.Sª dos Avieiros e do Tejo é a figura central deste evento, que junta a vertente do património e da paisagem fluvial do maior rio nacional com a marcada religiosidade das populações ribeirinhas, dos marítimos e dos pescadores, notavelmente, os avieiros do Tejo.
Esta procissão marítima traz a Imagem desde para lá da fronteira (desde o Tejo Internacional) navegando rio abaixo e tem paragem em todos os municípios ao longo do curso do rio, sendo que nunca havia tido qualquer paragem em Loures, que assim se junta aos demais e acontece após um honrado convite por parte da Associação Cultural Avieiros da Póvoa de Santa Iria (ACAPSI).
Loures é um município banhado, nas localidades da Bobadela e Sacavém, por dois rios: o Tejo e o Trancão. Nas margens de ambos os rios, na zona de Sacavém, há registos de inúmeras famílias a viver em embarcações e junto aos cais palafíticos pelo que tanto o aspecto religioso como cultural são aqui autênticos e patrimoniais.
Esta iniciativa, na sua etapa local, tem co-organização d'"A Barca Criativa" da União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela e das Paróquias da Freguesia, onde muito colaboraram os srs. padres bem como o sr. presidente da União de Freguesias que abraçou desde logo este desafio.
O evento no nosso concelho tem embarque no cais da ACAPSI, na Póvoa de Santa Iria e tem paragens no Cais da BP, em Santa Iria de Azóia, pelas 19 horas e a chegada da Imagem para desembarque no Cais do Trancão, em Sacavém, pelas 20 horas de dia 15 de junho, estando confirmada a presença do sr. presidente Ricardo Leão entre os que ali vão receber a Imagem.
No programa de dia 15 existem diferentes actividades culturais, a abrir desde já o apetite para o "Festival d'A Barca" anunciado para o último fim de semana de Setembro, com a organização da Artelier? Teatro Nacional de Rua / A Barca Criativa que também transportará a Imagem pela via da água.
De realçar o profundo envolvimento das paróquias da freguesia que em cada um dos pontos vão trazer diferentes cerimónias religiosas em honra de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, destacando-se as "Bençãos ao Povo" e as celebrações preparadas em cada uma das Paróquias aquando da passagem da Romaria terrestre que se sucede após as 21 horas e que, percorrendo as paróquias, terminará com a pernoita da Imagem na Igreja de São João da Talha, onde se prevê a chegada após as 22.30h de dia 15.
A responsabilidade e organização deste evento é da CIT - Confraria Ibérica do Tejo, e que conta este ano com o apoio da Stella Maris Portugal, Apostolado do Mar, e com o alto patrocínio da Presidência da República e será acompanhado na água por uma reportagem do Notícias de Loures.
Após sair de Loures/Trancão a procissão náutica com as embarcações tradicionais continua o seu percurso até à foz do rio Tejo onde se dá, em Oeiras, a última jornada. Este evento de fé e de encontro das comunidades pretende ser um novo marco no calendário religioso e cultural, assinalando o regresso da nossa terra às questões ribeirinhas, que as Jornadas Mundiais da Juventude e o percurso ribeirinho vieram anunciar.

Última edição

Opinião