Anuncie connosco
Pub
Opinião
Patrícia Duarte e Silva – Psicóloga Clínica
Patrícia Duarte e Silva
Psicóloga Clínica

A opinião de Patrícia Duarte e Silva

Setembro e o regresso às aulas

4 de setembro de 2017
Partilhar

Com o regresso às aulas à porta, alteram-se as rotinas familiares, por isso deixo-lhe algumas estratégias que pode usar para ajudar os seus filhos nas tarefas escolares e no desenvolvimento de competências importantes para um crescimento saudável e equilibrado.

 

TRANSMITA UMA ATITUDE CONFIANTE

Reforce os aspetos positivos da escola
Por vezes quando se aproxima o início do ano escolar, os pais manifestam uma certa ansiedade que acabam por transmitir aos filhos. Ouça os receios ou medos do seu filho e tente desmistificá-los. Conforme os motivos geradores de ansiedade, fale abertamente com ele à medida que esses motivos forem aparecendo, não os antecipe!

 

ORGANIZE-SE:

Mantenha perto o material a ser usado nas tarefas.
“Mãe! Onde estão os lápis de cor?” Soa-lhe familiar? Para evitar perder tempo, junte os materiais necessários para o estudo num cesto, caixa ou gaveta e mantenha perto do lugar onde o seu filho estuda os objetos mais usados. A lista de materiais pedidos pela escola é uma ótima linha orientadora.

 

OTIMIZE O AMBIENTE

Seja flexível em relação ao espaço de estudo.
Nem todas as crianças estudam melhor sentadas à frente de uma secretária ou num quarto silencioso. Pergunte ao seu filho como é que ele gosta de estudar e ajuste ao que achar adequado. Algumas crianças gostam de barulho de fundo, outras preferem o silêncio. O lugar preferido do seu filho para estudar pode mudar à medida que ele cresce e pode variar de acordo com o tipo de tarefa. O importante é ser flexível.

 

LIBERTE ESPAÇO

Organize o material escolar para maximizar o tempo.
Quando o seu filho chegar a casa nervoso/ansioso por causa dos vários TPC (trabalhos para casa) nas diferentes disciplinas, diminua a sua ansiedade ajudando-o a focar-se numa coisa de cada vez. Reveja tudo o que precisa de ser feito e ajude-o a selecionar um dos trabalhos. Ajude-o a escolher e a organizar os materiais necessários para a tarefa escolhida e aconselhe-o a guardar tudo o resto até que seja a hora de iniciar um novo trabalho.

 

CRIE UM PLANO

Ensine-o a usar uma agenda para registar as tarefas.
Uma agenda ou uma folha de tarefas, onde ele aprenda a registar as tarefas diárias ou outras a médio prazo são uma ótima estratégia para o desenvolvimento de competências de organização e de método. No final de cada dia, ele pode rever a folha e assegurar-se de que os seus objetivos foram atingidos. O domínio e conclusão de uma tarefa requerem um elogio, por isso não deixe de elogiá-lo de forma a incentivar a noção de competência e promover a sua auto-estima, mas não banalize. A responsabilização é fundamental para o seu sucesso escolar.

 

RESTABELEÇA A ROTINA EM CASA

Defina horários e elimine a panóplia de estímulos diários.
Aos poucos, a família deve voltar à dinâmica diária dos horários das refeições, da ida para a cama, da dinâmica do estudo e do trabalho.
A criação de uma rotina é imprescindível na construção de hábitos saudáveis. Deste modo, também é importante que se limite o tempo que as crianças passam com as tecnologias, que os pais estejam atentos aos conteúdos que eles transmitem. Nem sempre é fácil impor regras, mas mais tarde estas podem revelar-se úteis.

Bom regresso às aulas!

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter