Anuncie connosco
Pub
Opinião
Patrícia Duarte e Silva – Psicóloga Clínica
Patrícia Duarte e Silva
Psicóloga Clínica

Opinião de Patricia Duarte Silva

Regresso às aulas

6 de outubro de 2018
Partilhar

O início de um novo ano letivo, para muitas crianças o início de uma nova vida escolar, acarreta para toda a família um certo desassossego, inquietude, porque muitos pais põem esperanças e expectativas muito elevadas nas capacidades dos seus filhos e esquecem-se que eles ainda são apenas crianças...Dê-lhe tempo para ele se adaptar a esta nova realidade, fale com ele sobre os medos e inseguranças que possa sentir e relembre-o das coisas boas que vai ganhar, como novos amigos, novas aprendizagens, etc.

Ao longo do ano letivo:

  • Demonstre interesse pelo que o seu filho aprende na escola, fazendo perguntas sobre como foi o dia, o que aprendeu, o que mais gostou. A opinião dos pais tem uma enorme importância, logo o seu incentivo pode ser um grande fator motivacional;
  • Ajudar nos trabalhos de casa também é importante. A companhia dos pais pode ser um bom estímulo para que a criança queira estudar e aprender. Oriente o seu filho nos TPC, mas não fique o tempo todo a seu lado;
  • Não vá só à escola quando existe um problema! Crie um canal de comunicação com a escola e com os professores do seu filho.
  • Falar de regresso às aulas é também falar da importância do sono das crianças em idade escolar.

Em idade escolar as crianças necessitam de dormir entre de 9 a 12 horas. Um descanso noturno desadequado às necessidades da criança poderá originar problemas na escola, como falta de atenção, maior irritabilidade, agitação ou sonolência.

Os pais poderão ter ideia se as crianças estão a dormir bem e as horas necessárias ao seu bom desenvolvimento se:

  • Adormecem rapidamente (entre 15 a 30 minutos);
  • Acordam facilmente de manhã;
  • Estão bem despertas durante o dia e não apresentam sinais de sonolência.

Perto da hora de dormir não devem ser consumidas bebidas açucaradas ou com cafeína. Assegure que a criança vai para a cama à mesma hora todos os dias. Mantenha rotinas como arrumar os brinquedos, uma refeição ligeira (por exemplo, um copo de leite) ou contar uma história.

Manter os mesmos hábitos é uma boa estratégia!

As crianças gostam e precisam de rotinas.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter