Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Calha – Consultor Informático
João Calha
Consultor Informático

Consultório Informático

proteja os seus dados e informações pessoais

6 de outubro de 2019
Partilhar

Na sequência da polémica do uso indevido das informações dos utilizadores por parte do Facebook, muitos de nós já pensámos que a melhor solução seria encerrar a conta, eu pessoalmente penso que não é necessário tanto.

Temos de ter noção que de “Gosto” em “Gosto” o Facebook fica a conhecer os seus utilizadores cada vez mais profundamente e que toda essa informação é vendida aos anunciantes que apostam na publicidade nesta rede social.

É a partir do momento em que nos registamos no Facebook e que se assina um acordo de cedência de informações, que esta gigante rede social começa a saber e armazenar, de uma forma bem aprofundada, dados sobre a vida dos seus utilizadores. Para quem utiliza o Facebook, deixo aqui várias medidas para utilizar já e começar a proteger os seus dados pessoais:

 

Remover a permissão do Facebook para aceder a aplicações

Todos nós já nos registámos em aplicações através do Login do Facebook permitindo assim que essas Apps guardem todo o tipo de informações a nosso respeito. Isso é um erro que vamos aprender a eliminar e evitar no futuro. Com a conta de Facebook aberta num computador vamos clicar no ícone ponto de interrogação no canto superior direito. Vão aparecer várias opções e vamos clicar em “Verificação de Privacidade”; No quadro que nos aparece vamos clicar em “Seguinte” e aqui vamos encontrar todas as aplicações que a certa altura da vida nos registámos através do Facebook. Neste quadro é possível eliminar, carregando na cruz, o acesso ao nosso perfil e informações. Nota: Este passo não vai apagar toda a informação que a aplicação já possa ter adquirido, mas vai impedir que continue a fazê-lo.

 

Mudar as definições de privacidade da conta de Facebook

Para poder controlar quem pode ver a sua atividade no Facebook pode ir ao separador “Definições” e escolher a opção “Privacidade”. Aqui pode limitar toda a sua atividade, listas de amigos e outros dados a “Apenas a si” ou “Amigos”, excluindo a opção “Público”.

 

Utilizar um motor de busca que impede a monitorização

Hoje em dia tanto o Firefox como o Safari já possuem um sistema que impede o Facebook como a Google de registarem todas as suas pesquisas na internet, recolhendo assim informação privilegiada dos seus interesses com fins publicitários. Por enquanto, quando vai fazer Login no Facebook, utilize um destes dois browsers da internet.

Se começar já a por em prática estas dicas, pode ficar mais descansado e continuar a utilizar o Facebook. Para os mais curiosos, existe a possibilidade de fazer o download de toda a informação que o Facebook dispõe de si, tendo apenas que ir a este endereço https://www.facebook.com/settings e pedir uma cópia dos seus dados do Facebook. Vai ficar surpreendido!

Última edição

Opinião