Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Calha – Consultor Informático
João Calha
Consultor Informático

Consultório Informático

Computador limpo, computador rápido

1 de outubro de 2016
Partilhar

Nesta crónica do Consultório Informático vou abordar um dos maiores problemas que todos os utilizadores sentem ao longo dos tempos .. o computador mais lento, logo menor desempenho. Um dos maiores problemas é o sobreaquecimento do computador (situação mais frequente nos portáteis), devido ao facto de as zonas de entrada de ar para a refrigeração adequada do seu computador se encontrarem bloqueadas com pó acumulado, impedindo assim que a ventoinha consiga arrefecer a sua mother- board, placa gráfica e restantes componentes.

Com o sobreaquecimento o com- putador tem a tendência a se desligar sozinho para não “queimar” nenhum componente, mas com estes encerramentos sucessivos mais tarde ou mais cedo o seu computador irá avariar. É estritamente necessário fazer a limpeza da ventoinha, a limpeza de cada componente do portátil e a substituição da massa térmica do processador e placa gráfica pelo menos de dois em dois anos.

Vou deixar aqui algumas dicas para que consiga que o seu computador mantenha o desempe- nho e performance desejados: Otimize e desfragmente o seu disco rígido pelo menos uma vez por mês e para isso siga estes passos no seu Windows:

1o - Aceder ao seu explorador do Windows e clicar com o botão direito do rato no disco “C” e cli- car em Propriedades;

2o - Clicar no separador Ferramentas e de seguida Otimizar. A desfragmentação irá iniciar.

Ao longo dos tempos o seu disco rígido pode ficar danificado, por isso terá de corrigi-lo acedendo de novo ao explorador do Windows, clicar com o botão direito do rato no disco “C” e clicar em Propriedades e no separador Ferramentas; de seguida clicar em Verificar. No sistema Windows é necessário fazer sempre uma Limpeza de erros de Registo e para isso aconselho a instalação de um programa chamado CCleaner, que é grátis.

O programa vai ajudá-lo de várias formas mas principalmente nesta limpeza do registo. Com este mesmo programa CCleaner no separador Limpar, vai poder Excluir arquivos e configurações inúteis, que com o passar do tempo vão deixar o seu computador mais lento. Um dos problemas que mais afeta o nosso Windows é o acumular de ficheiros temporários e para os apagarmos temos de clicar simultaneamente nas teclas, “tecla do Windows + R “ e de seguida digitar, nessa caixa de diálogo, o seguinte %temp% e clicar em Ok. Irá eliminar todos os ficheiros desnecessários ao seu computador.

Mantenha o seu Windows atualizado, porque existem sempre correções que trazem melhorias e mais estabilidade ao seu sistema. Evite o download de ficheiros de sites que não tem a certeza da sua origem e segurança. Nunca prescinda de Antivírus, sempre atualizado e faça frequentemente uma pesquisa por ficheiros malignos. Nos dias de hoje não conseguimos passar sem um computador, executamos tudo por lá, pesquisamos, trabalhamos, compramos, ouvimos, fazemos tudo. Em suma, para conseguir ter um computador com o desempenho que tanto quer e precisa, siga estas dicas e verá que um computador limpo, é um Computador Rápido.

Última edição

Opinião