Anuncie connosco
Pub
Opinião
Gonçalo Oliveira – Actor
Gonçalo Oliveira
Actor

P'la caneta afora

“COMO SE ATREVEM? NÃO VOS PERDOAREMOS!”

6 de outubro de 2019
Partilhar

Não, não é por preguiça ou falta de assunto! Assuntos não faltariam: desde a testosterona, até às eleições na Madeira ou as próximas eleições cá no burgo. É a urgência que me leva a não escrever e a passar a palavra à sueca Greta Thunberg que discursou na sede das Nações Unidas frente aos TODO-PODEROSOS do Mundo! “A minha mensagem para os líderes internacionais é de que nós estaremos de olho em vocês. Isto está completamente errado. Eu não deveria estar aqui.

Eu deveria estar na minha escola, do outro lado do oceano. E vocês vêm até nós, jovens, para pedir esperança. Como ousam? Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias. E ainda assim, eu tenho que dizer que sou uma das pessoas com mais sorte (nesta situação).

As pessoas estão sofrer e estão morrer. Os nossos ecossistemas estão a morrer. Há mais de 30 anos, a ciência tem sido muito clara. Como é que vocês se atrevem a continuar a ignorar isto? Nós estamos a vivenciar o começo de uma extinção em massa. E tudo o que vocês fazem é falar de dinheiro e de contos de fadas sobre um crescimento económico eterno. Como é que vocês se atrevem?

E como é que se atrevem a vir aqui e dizer que estão a fazer o suficiente? Quando sabemos que as políticas e as soluções necessárias não são sequer vistas? Vocês dizem que nos escutam e que compreendem a urgência (deste tema). Mas não importa tão triste e furiosa eu esteja, eu não quero acreditar no que dizem. Se vocês realmente entendem o que está a acontecer e continuam a falhar em agir, vocês seriam um mal. E eu recuso-me a acreditar nisso.

A proposta de cortar as nossas emissões pela metade em 10 anos, apenas nos dá uma chance de 50% de ficar abaixo da marca de 1.5ºC e existe um risco de desencadear reações irreversíveis em cadeia que fogem do controle humano. 50% pode ser aceitável para vocês. Mas estes números não incluem outros pontos como feedback, lacunas e um aquecimento adicional causado pela poluição tóxica do ar ou aspectos de equidade e justiça climáticos.

Estes números também fazem com que a minha geração seja obrigada a ter que retirar centenas de bilhões de toneladas de dióxido de carbono do ar, causadas por vocês. Então, 50% simplesmente não são aceitáveis. Nós teremos que viver com as consequências. Para ter uma chance de 67% de continuar abaixo da marca de 1.5ºC do aumento global de temperatura, no melhor cenário do (relatório) do IPCC, o mundo teria ainda 420 toneladas gigas de emissões de dióxido de carbono para emitir, em 1 de janeiro de 2018. Hoje, este número já caiu para 350 toneladas gigas.

Vocês estão a falhar connosco. Mas os jovens já começaram a entender a vossa traição. Como vocês se atrevem a pensar que isto pode ser resolvido sem mudar nada? Ou através de algumas soluções técnicas? Com os níveis atuais de emissões de hoje, o orçamento de emissões de dióxido de carbono acabaria inteiramente em apenas 8 anos e meio.

Não haverá nenhuma solução ou planos apresentados com base nestes números que trago aqui hoje. Porque estes números são bem desconfortáveis e vocês não têm a maturidade suficiente para abordar este tema como ele realmente é. Os olhos de uma geração futura inteira estão sobre vocês.

E se vocês escolherem fracassar. Eu digo-vos: nós jamais vos perdoaremos. Nós não vamos deixar vocês fazerem isso. É aqui e agora, que nós colocamos um limite. O mundo está a acordar. E a mudança está chegar, quer vocês queiram ou não. Obrigada.” Greta tem 16 anos. E nós? Que idade temos?????

Última edição

Opinião