Anuncie connosco
Pub
Opinião
Joana Leitão – Jurista
Joana Leitão
Jurista

Opinião de Joana Leitão - Jurista

beber água e ir à casa de banho VÁRIAS VEZES por dia

5 de julho de 2020
Partilhar

Agora que chegámos ao verão e que sentimos na pele o que é viver entre quatro paredes, reconhecemos com facilidade o que pode sentir um animal. Os passeios diários têm movimento, sons e cheiros suficientes para os manter distraídos mas resta saber o que acontece dentro de casa.

Depois de uma época abundante em passeios e em companhia, o ideal é que a transição para a vida habitual não mude drasticamente as caminhadas, a atenção e os mimos. E ir à rua não significa apenas arejar, representa também ir à casa de banho, vontade que aparece várias vezes por dia, sendo aconselhados cerca de quatro passeios diários, ressalvando-se que deixar animais em varandas, além de serem considerados maus tratos, não conta. Chegadas as idas à praia, os locais pet friendly permitem a permanência de animais e dispõem de bebedouros próprios. A Praia dos Pescadores em Paço de Arcos, Oeiras, foi a última a ser inaugurada. Na praia, é essencial que o animal possa ter à sua disposição sombra, água permanente, biscoitos e distrações, sabendo-se que a falta de água pode gerar desidratação e doenças, e que a areia ou pavimentos quentes podem fazer feridas severas nas patas.

O uso de trela e a obrigação de apanhar os dejetos mantém-se em qualquer local público, e será conveniente conhecer o temperamento do animal. Nem todos se sentem confortáveis em sítios com muitas pessoas e outros animais, ou não conseguem estar sossegados, pelo que sujeitá-los a isso pode não ser indicado. E indicado também não é provocar a aflição de um animal ao fingir que se afoga ou a atirá-lo às ondas, coisa que, além de perigosa é bem ridícula de se ver.

Abandonar animais é um ato cada vez mais fácil de identificar, e continua a ser um crime punível com pena de prisão.

E por falar em abandono e de quem já acolheu tantos, é de relembrar a Associação Chão dos Bichos, cuja mudança para o Montijo não alterou as necessidades de alimentação, medicamentos e fundos para cuidados veterinários. Caso possa ajudá-los, por pouco que seja, o seu NIB da Caixa Geral de Depósitos é o 0035 0365 00001058 230 09.

Depois de já ter visto tanto acabo por chegar a uma conclusão. Nem sempre é a falta de amor aos animais que está em causa. Na verdade, muitas vezes são as distrações. E termos mais atenção não custa.

 

  • Chão dos Bichos | NIB CGD 0035 0365 00001058 230 09

Última edição

Opinião