Anuncie connosco
Pub
Notícias | Social

Museu de Cerâmica de Sacavém no dia 8 de novembro

Urbagri4Women em Sacavém

3 de dezembro de 2018
Partilhar

O Museu de Cerâmica de Sacavém recebeu, no dia 8 de novembro, uma conferência do projeto europeu Urbagri4Women para fomentar a integração de mulheres migrantes e refugiadas.

Em Portugal, a AIDGlobal é promotora deste desígnio, o qual inclui mulheres que solicitam asilo e as beneficiárias de proteção internacional. “É uma iniciativa de inclusão social de mulheres de outras origens que abraçaram o nosso território como país de acolhimento”, afirmou a presidente da direção da organização não-governamental, Susana Damasceno. Entre outras atividades, a associação promoveu a criação de duas hortas comunitárias – na Urbanização dos Terraços da Ponte e no Centro de Acolhimento de Refugiados – as quais contaram com a participação de meia-centena de mulheres, capacitando-as para o desenvolvimento de iniciativas agrícolas inovadoras e de empreendedorismo, através de métodos de agricultura sustentável que viabilizem a reabilitação e a valorização urbanas.

“Somos um concelho de acolhimento, com mais de 120 nacionalidades, e valorizamos os projetos que visem a integração e as condições de vida adequadas para todos, seja por motivos de subsistência e de apoio ao rendimento familiar, mas sobretudo pela manutenção de uma prática ligada às origens”, assinalou o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

A instalação será, em breve, num novo edifício do Centro de Acolhimento Temporário do Conselho Português para os Refugiados, num terreno cedido pelo Município, na Bobadela, com mais 95 lugares.

“A integração, bem como o respeito pelos direitos humanos e pelo direito de asilo aos refugiados são uma prioridade para Loures”, assinalou Bernardino Soares.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter