Anuncie connosco
Pub
Notícias | Social

II Gala Notícias de Loures

Prémio Projeto Social | Social

4 de abril de 2017
Partilhar

Teatro IBISCO

A Associação Teatro IBISCO, Teatro Inter-Bairros para a Inclusão Social e Cultura do Otimismo, surge como corolário de um processo pioneiro de Inclusão pela Arte, que juntou jovens de seis bairros sensíveis de Loures e que, através do teatro, os levou a compreender os valores da disciplina, do trabalho em equipa e da Arte como ferramenta para a capacitação, emancipação e autoestima. O grupo nasceu em 2009, fruto de um desafio do programa escolhas, e do trabalho em rede dos projetos Escolhas de Loures. Tornou-se a prova viva de que o teatro, enquanto expressão artística de um trabalho de equipa, é uma arma contra o preconceito.

Pastoral dos Ciganos | Intervenção na Quinta da Fonte

Em julho do ano passado o Secretariado diocesano de Lisboa da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos foi condecorado pela Câmara Municipal de Loures com a Medalha Municipal de Mérito. A Pastoral dos Ciganos, já com três décadas de existência apresenta um trabalho extenso e sempre em evolução com a comunidade cigana nomeadamente, relativamente à compreensão da sua cultura e das suas necessidades, buscando o entendimento. Em Loures o seu trabalho incide na União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, através de atividades de tempos livres e atendimento individualizado, promovendo o convívio, a comunicação e o respeito entre culturas.

Loures Integra| Semana da Inclusão

A Câmara Municipal de Loures promoveu no fim do ano passado, a iniciativa LRS Integra, ação que fez parte da Semana da Inclusão que decorreu um pouco por todo o Concelho. O objetivo prendeu-se com a consciencialização para o reconhecimento da diferença enquanto valor, e a sensibilização da comunidade para os direitos das pessoas com deficiência, bem como com a constatação das realidades e dificuldades que vivem. Neste âmbito, realizaram-se várias atividades de participação aberta.

Escolinha de Rugby de S. João da Talha

Em S. João da Talha, esta modalidade rege-se pela Solidariedade, e por essa razão, mais do que uma modalidade desportiva, a Escolinha de Rugby da localidade é um projeto social. São já 50 os atletas que suam a camisola por este desporto, sustentado em princípios básicos como o espírito de equipa, a solidariedade, a lealdade e o desportivismo. Criada em 2011, a Escolinha foi um projeto da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI de Vale Figueira mas que, desde há três anos, devido ao crescimento do projeto social, passou a ser um projeto da Associação Agregar. Esta Associação tem como missão apoiar a integração social, através do rugby, de crianças provenientes de meios socioeconómicos desfavorecidos, incentivando o gosto pela aprendizagem, combatendo o insucesso escolar, e envolvendo as famílias em todo o processo.

Projeto conViver com Afetos

A Câmara Municipal de Loures está a desenvolver um projeto de voluntariado de proximidade, cujo objetivo é dar apoio pessoal e social a pessoas, no seu domicílio. O papel do voluntário consiste em fazer companhia a pessoas que se encontrem em situação de isolamento, desenvolvendo com elas atividades lúdicas adequadas às suas caraterísticas. As pessoas interessadas em ser voluntárias de proximidade poderão fazê-lo através da Câmara, ou através de uma Instituição Particular de Solidariedade Social próxima da sua residência.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter