Anuncie connosco
Pub
Notícias | Social

II Gala Notícias de Loures

Prémio Música | Cultura

3 de abril de 2017
Partilhar

António Saiote | Maestro

António Manuel Correia Saiote (nascido a 14 de julho de 1960) é maestro e clarinetista enraizado em Loures. Desde 1985 que leciona na escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (Porto), Escola Superior de Música de Lisboa e posteriormente na ESMAE. Fez um curso de repertório Tradicional em Inglaterra, com Georges Hurst – que aliás o considerou um dos alunos mais brilhantes da Academia de Canford. Obteve o Mestrado em Direção de Orquestra, pela Universidade de Sheffield. Foi nomeado Membro de Honra da Associação Internacional de Clarinete, por unanimidade. Distinguido com vários prémios, em 2016 lançou o álbum “Clarinete em Fado”, no CCB. O concerto é constituído por um leque de temas do repertório fadista, onde a voz é substituída pelo clarinete.

Orquestra Geração

A Orquestra Geração é, como se intitulam, “ um projeto de inclusão social que aposta na aprendizagem da música a jovens e comunidades desfavorecidas que nunca tiveram contacto com a prática orquestral, reforçando as suas competências individuais, sociais e escolares.” Atua em algumas escolas do Concelho através do seu projeto musical inovador, considerado uma das “melhores práticas de inclusão e desenvolvimento” de acordo com a direção geral para as Políticas Regionais e Urbanas.

Rita Redshoes | Cantora

Cantora e compositora, distinguida já com alguns prémios, lançou em 2016 o seu quarto álbum, Her, gravado em Berlim, e contou com a presença de alguns músicos de eleição. Em Her, a cantora escreve e interpreta pela primeira vez a solo, três temas na língua mãe. Este foi ainda o disco em que mais instrumentos tocou. Uma semana após a edição do álbum, iniciou a digressão de apresentação do mesmo, em novembro de 2016 e conta já com espetáculos agendados até setembro do presente ano.

Orkestra Philarmonica | Conservatório d´Artes de Loures

Ao longo de oito anos tem sido uma instituição cuja qualidade no ensino da música e na sua execução tem melhorado substancialmente, levando o nome do Concelho a vários pontos do País e sendo reconhecida a sua qualidade. Desenvolve vários projectos e programas inovadores na área da educação artística e cultural, destacando-se, entre eles, a “Orkestra Philarmonica”, “ABC da Música”, “Musicando”, “Bebéthoven”, “Músicos de Palmo e Meio” e “Música pela Vida”. Possui 14 “ensembles”, seis orquestras de sopro, uma “big band”, um “brass ensemble”, mais de 70 coros infantis e mais de 60 orquestras Orff, uma orquestra de câmara, quatro orquestras Suzuki, um grupo de percussão tradicional, diversos grupos de música de câmara, três grupos de teatro e um de teatro musical.

Joel Xavier | Guitarrista

Aos 15 anos começa a estudar guitarra como autodidacta. Aos 16 anos assina pela BMG um contrato para dois álbuns. O guitarrista que conta já com sete álbuns, foi distinguido com o 1º Prémio no Concurso de NAMM-SHOW em Los Angeles, em Espanha é selecionado como um dos melhores guitarristas latinos do mundo, e em Portugal como Melhor Guitarrista de 2006, distinção atribuída pela Rádio Central de Leiria.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter