Anuncie connosco
Pub
Notícias | Social

Condecorações municipais

Município homenageia

13 de julho de 2017
Partilhar

Medalha de Honra do Concelho


GesLoures, Gestão de Equipamentos Sociais, EM

A empresa municipal GesLoures, a primeira a ser criada no País, cumpre no presente ano 25 anos de serviço público à comunidade.
Criada em 1992, após deliberações da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Loures, com o objetivo de gerir as piscinas municipais de Loures e Odivelas, a GesLoures concebeu e executou, desde então, um plano de desenvolvimento da natação, levando esta atividade a milhares de crianças e jovens.
Ao longo da sua existência, tem-se distinguido pelo mérito da sua escola de natação, pela qual já passaram mais de 60 mil alunos.
A presença de 19 nadadores, divididos pela natação pura, natação adaptada e natação sincronizada em Campeonatos da Europa e do Mundo e em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, expressam bem os seus atributos e competências.
Depois de, em 2016, a Federação Portuguesa de Natação, ter reconhecido o seu mérito desportivo, através da atribuição da Medalha de Bronze, em 2017 já foi distinguida, pelo mesmo órgão, com a Medalha de Ouro.
Como se pode aferir, a GesLoures ultrapassa em muito a relevância municipal, sendo uma referência nacional e mundial, com diversos reconhecimentos prestados aos seus atletas e treinadores.

 

Medalha Municipal de Mérito


Ângelo Pedro Marçal

Ângelo Pedro Marçal é natural da Sertã, onde nasceu a 23 de maio de 1937. Aos 14 anos foi viver para Angola, onde permaneceu até à independência do País, em 1975, regressando a Portugal nessa altura. Em 1977 abraça um novo projeto de vida, criando a “Casa dos Cafés Portela”, hoje denominada “Cafés Portela”. Em 2017 celebrou 40 anos da sua marca e 80 de vida.

 

Arlindo Oliveira

Arlindo Oliveira nasceu em 1963, tendo feito a licenciatura e o mestrado no Instituto Superior Técnico (IST) nos anos 80. Em 1989 recebeu uma bolsa Fullbright para prosseguir os estudos de pós-graduação nos Estados Unidos da América, onde se doutorou pela Universidade da Califórnia em Berkeley, em 1994.
Enquanto presidente do IST, Arlindo Oliveira fomentou sempre a colaboração e a parceria institucional entre o IST e a Câmara Municipal de Loures, firmada na assinatura, em junho de 2015, de um protocolo de colaboração.

 

Carlos Martins

Carlos Martins nasceu em Lisboa a 19 de janeiro de 1956. Notabilizou-se no exercício de funções no Município de Loures, nos Serviços Municipalizados, entre 1979 e 1997, com forte impacte na conservação da natureza e defesa do ambiente. Foi de enorme contributo para a expansão da rede de abastecimento de Água a todo o território municipal, tendo sido membro da Comissão Municipal do Projeto Trancão, onde coordenou a equipa técnica que visava a despoluição deste afluente do Tejo.
Em 2007 foi convidado para presidente executivo da SIMTEJO, que manteve até 2009, altura em que passou para presidente do Conselho de Administração da mesma empresa, até 2015, acumulando com o cargo de administrador da EGF e da Valorsul, onde se manteve até 2012.
Em 2015 foi nomeado Secretário de Estado do Ambiente.

 

Gimnofrielas

O Gimnofrielas – Associação Desportiva, Cultural e Social de Frielas comemora, no dia 5 de agosto, nove anos de vida. A base da sua existência deve-se ao empenho de alguns membros da atual direção, assim como de pais e treinadores das classes de Ginástica Acrobática e Ginástica Localizada. Como clube, predominantemente gímnico, tem como atividade principal a Ginástica Acrobática de competição, a qual ao longo dos anos se tem consagrado com diversos títulos, medalhas e menções honrosas, sendo o representante português no Gym for Life Challenge este anos, que se realizará este mês na Noruega.

 

Humberto dos Santos

Humberto Fernando Simões dos Santos nasceu a 14 de março de 1963. Licenciado em Sociologia, é funcionário dos SIMAR, desde 1983. Atualmente é presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, tendo sido presidente do Comité Paralímpico de Portugal, desde a sua fundação, em 2008, até 2016. Entre 1992 e 2013, foi presidente da Direção Nacional da Associação Portuguesa de Deficientes, tendo sido também presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes.

 

João Silva

João Manuel Oliveira Silva nasceu a 15 de fevereiro de 1957, em Loures. Desde cedo se dedicou à causa pública, ingressando no Corpo de Bombeiros de Loures em 1974, onde esteve durante 28 anos. Foi membro da comissão de angariação de fundos para a construção do quartel dos Bombeiros Voluntários de Loures e fez parte da sua direção durante 15 anos. Em 2013 foi distinguido com a Medalha de Ouro da Liga de Bombeiros Portugueses.
Desde 2001 é presidente da direção da Associação do Carnaval de Loures.

 

Kantilal Vallabhdas

Kantilal Vallabhdas nasceu em Moçambique a 9 de junho de 1948. De origem hindu, procurou organizar a sua vida, quer na Índia, quer em Moçambique, mas foi em Portugal que encontrou estabilidade, a partir de 1980.
Juntamente com os seus cinco irmãos, conseguiu desenvolver a empresa Tejo Brinde, sediada em Loures, uma referência nacional no ramo dos brindes promocionais.
Em setembro de 1990, foi um dos membros fundadores da Associação de Solidariedade Social Templo de Shiva, em Santo António dos Cavaleiros, uma associação sem fins lucrativos que representa a comunidade hindu no Concelho a nível cultural, social e religioso.

 

Nuclisol Jean Piaget

Iniciou a sua atividade em 1983, mas apenas em 1992 adotou a designação Nuclisol Jean Piaget – Associação para o Desenvolvimento da Criança, a integração e a Solidariedade, tornando-se uma entidade independente do Instituto Piaget. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que tem como principal objetivos a criação e organização de creches, escolas e jardins-de-infância, centros de acolhimento e acompanhamento de crianças e adultos marginalizados e deficientes. Dispõem de 15 unidades com valências na área da educação e da ação social, abrangendo cerca de 2 500 utentes.

 

Vítor Pinto (a título póstumo)

Vítor Manuel Lopes Pinto nasceu a 12 de novembro de 1939, falecendo a 23 de janeiro de 2017. Ingressou no Corpo de Bombeiros de Sacavém em 1957, tendo feito parte dos órgãos sociais da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sacavém. Em 2012, recebeu da Liga dos Bombeiros Portugueses o crachá de ouro, entre outras condecorações, tendo feito parte da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Loures em 1974.

 

Medalha Municipal de Serviços Distintos


José Fradique

José Afonso Fradique Fernandes nasceu a 26 de outubro de 1955, tendo sido admitido nos SMAS, atualmente SIMAR, em 1986. O Fradique, como é conhecido, foi operário especializado, serralheiro de profissão e chefiava, nos últimos anos, a serralharia dos SIMAR. Nos longos anos de dedicação, compromisso e paixão pela sua arte, construía as suas peças, desenhando-as no estirador e produzindo-as nas bancadas da oficina até à sua montagem na instalação.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter