Anuncie connosco
Pub
Notícias | Social

em audição na Assembleia da República

Expansão do Metro em Loures

5 de outubro de 2018
Partilhar

Dia 18 de setembro, teve lugar na Assembleia da República, uma audição parlamentar na sequência da petição pública “Pela expansão da rede de Metropolitano no concelho de Loures”, lançada pelo Município de Loures em junho de 2017 e que recolheu mais de 30 mil assinaturas.

A audição teve como objetivo ouvir Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, e foi promovida pela Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

A Autarquia e a população do concelho de Loures exigem o desenvolvimento e a concretização da extensão do metropolitano ao concelho de Loures: por um lado, a Santo António dos Cavaleiros, Loures e Infantado, por outro, à Portela e a Sacavém, sem prejuízo das melhorias necessárias em outros meios de transporte que operam no concelho.

As reivindicações da Autarquia surgem na sequência do anúncio feito pelo Governo, em que o Metropolitano de Lisboa iria ter mais duas estações até 2022, bem como o metro do Porto, com mais três estações, além dos investimentos de cerca de 200 milhões de euros nas linhas da Beira Alta, Douro, Minho, Norte e Algarve.

De acordo com o texto da Petição, Loures é dos concelhos, limítrofes de Lisboa, aquele que não tem nenhuma alternativa eficiente e acessível de transporte em carril, obrigando dezenas de milhares de pessoas a utilizar diariamente o transporte rodoviário, em particular a viatura própria. Acrescem ainda todos os que, quer da região Oeste, quer de Vila Franca de Xira, atravessam o concelho de Loures em direção a Lisboa e que, potencialmente, poderiam ser utilizadores do metro.

Esta situação tem elevados custos económicos e ambientais, degrada a qualidade de vida da população afetada e constitui um entrave ao desenvolvimento do concelho. As deslocações são mais demoradas, mais caras e menos confortáveis, sendo que o elevado fluxo de viaturas privadas agrava também as dificuldades de trânsito e estacionamento da cidade de Lisboa.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter