Anuncie connosco
Pub
Notícias | Social

Respostas Sociais

CREVIDE desde 1976 A APOIAR E ENSINAR

3 de setembro de 2016
Partilhar

Há 40 anos nasceu uma associação, fundada por residentes de Moscavide, que criou a Creche Popular, um espaço destinado a cuidar de crianças a partir dos 3 meses durante o horário de trabalho dos pais.

Desde essa altura a Crevide tem desenvolvido respostas sociais de infância e juventude, projetos na área social que apoiam famílias em diferentes fases da sua vida e tem em preparação muito mais, com especial ênfase nas áreas da deficiência e da incapacidade, com respostas para crianças, jovens, adultos e idosos.

A Crevide é uma organização sempre renovada, com projetos de excelência e inovadores, que procura continuamente a melhoria e as respostas mais adequadas aos momentos que vivem as populações que serve.

Nestes 40 anos de história, nos quais os portugueses passaram por tantos períodos de carência e alguns de abundância, de alteração demográfica, de acolhimento de imigrantes, a Crevide mostrou ser uma instituição de confiança, sempre presente e que soube responder com prontidão aos desafios que as populações enfrentaram, Apoiando e Ensinando a quem de nós precisou e procurou. A Crevide tornou-se uma Instituição de referência, que integra e representa as organizações da área social nos concelhos onde atua, integrando também a Direção da União de IPSS dos Distrito de Lisboa.

Presente

Atualmente a Crevide está presente em Loures, Lisboa e Mafra, com as suas atividades organizadas pelas áreas Júnior, Sénior, Deficiência e Social.

Na área Júnior conta com espaços para um total de 278 crianças, organizadas por 20 salas para as diferentes faixas etárias, as Creches, o Jardim Infantil (pré-escolar) e o CATL (Centro de Atividades e Tempos Livres).

A área Júnior acompanha as crianças desde os 3 meses aos 12 anos, com um projeto educativo de excelência, que respeitando a individualidade de cada criança, desenvolve e promove competências e capacidades, numa vertente de estimular o empreendedorismo para preparar as próximas gerações como futuros líderes. Este projeto educativo aplica-se às várias idades, desde o berçário, passando pelas salas de creche e pré-escolar e terminando no CATL.

Na área Sénior a Crevide procura respostas que permitam aumentar a autonomia do idoso e a permanência na sua habitação, retardando o recurso a lares ou outras formas de internamento em instituições para idosos, promovendo soluções para o envelhecimento da nossa população. Além de projetos intergeracionais inseridos no programa da Crevide Mestres e Miúdos, onde os mais idosos fornecem saber e conhecimento com as crianças e as crianças dão alegria e movimentação a um dia a dia que não pode ser monótono. A Crevide tem em preparação um Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) para servir a população de Moscavide e Portela, uma das mais envelhecidas do concelho de Loures. Este nosso SAD será uma resposta inovadora e profissional, com a relevância do afeto e da humanidade que caracteriza todo o nosso restante trabalho.

A Área da Deficiência responde à incapacidade das pessoas, que nasceram ou que fruto de doença ou acidente têm capacidades diminuídas. Para tal um quadro de terapeutas e psicólogos trabalha no sentido de estimular, corrigir e desenvolver as capacidades, promovendo a integração social e, sempre que possível, procurando uma via profissionalizante adequada às pessoas apoiadas.

As respostas que a Crevide está a preparar nesta área enquadram-se em estabelecimentos de ensino especial, apoios articulados com escolas de referência e com as famílias, em vertentes tão variadas quanto as da saúde, legais, familiares e sempre procurando a inclusão.

Social

Na área Social, uma área que norteia sempre a nossa atuação, a Crevide dispõe de serviços que asseguram os apoios básicos a famílias ou a pessoas isoladas. É o caso da Troka-Trapos, a nossa loja solidária que recorre a donativos de bens para redistribuir roupas e calçados, livros, brinquedos, manuais escolares, mobiliário, produtos de limpeza e de higiene pessoal a quem está em situação de fragilidade económica.

Também para as pessoas e famílias que se encontram em situação de carência económica, a Crevide desenvolveu o Take-Away Social em 2011. Aumentando o período de funcionamento das nossas cozinhas, começámos a produzir mais refeições, assegurando apoio alimentar a famílias que estavam a ser apanhadas no turbilhão da crise económica que se abatia sobre Portugal. Posteriormente, a Crevide viu reforçado o esforço com a criação de cantinas sociais pela Segurança Social. Atualmente durante todos os dias do ano, incluindo feriados e fins-de-semana, confecionamos e entregamos uma refeição completa e equilibrada a 140 pessoas.

Realizamos atividades culturais, como as noites de fados, atividades ao ar livre como as caminhadas em família, atividades científicas como as Jornadas do Envelhecimento em Meio Urbano, workshops de informação, como os de alimentação saudável, de educação infantil, de gestão de finanças pessoais, ou de segurança rodoviária, dádivas de sangue, recolhas de bens e um sem número de festas e momentos de convívio, passeios e visitas para os nossos apoiados.

Temos permanentemente ativos programas de voluntariado para receber contributos de quem tem sentido de responsabilidade social e quer, e pode, contribuir com o seu tempo e com as suas competências.

A Crevide é uma IPSS, com protocolos de cooperação com a Segurança Social para algumas das respostas que oferece. Com um sistema de Gestão da Qualidade baseado na Norma ISO 9001 e com uma componente de comunicação clara e transparente. No site www.crevide.pt pode o leitor encontrar muito mais informação sobre quem somos, o que fazemos e como desenvolvemos os apoios sociais.

Conte com a Crevide e procure-nos. Seja para crianças, seja para apoios a idosos ou pessoas com deficiência, temos as respostas certas!

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter