Anuncie connosco
Pub
Notícias | Social

Em Moscavide

CREACIL inaugura CAO

13 de julho de 2017
Partilhar


No dia 21 de junho em Moscavide, pelas 11 horas, deu-se a conhecer o primeiro CAO para jovens adultos com deficiência que existe no Concelho. Um passo importante para esta comunidade e para os seus cuidadores, que não tinham, dentro do Município, esta valência. O edifício onde está localizado o CAO foi cedido pela Câmara Municipal de Loures, num negócio pré-estabelecido com o construtor do Condomínio do Oriente pelo anterior executivo, tendo ficado previstas três contrapartidas. Duas delas já foram alocadas, ambas por este executivo, o caso do Centro de Saúde de Moscavide e agora o CAO, a outra, um pavilhão desportivo ainda está por definir.
Este CAO servirá para acolher 30 adultos com deficiência intelectual ou multideficiência, e tem como principal objetivo promover e disponibilizar condições que contribuam para uma vida com qualidade através do desempenho de atividades socialmente úteis, além de permitir aos pais uma vida mais facilitada nas suas relações profissionais durante o dia.
A CREACIL foi criada em 1991 por pais e técnicos de intervenção social e reabilitação. Tem sede no concelho de Loures e funciona como um centro de recursos de inclusão familiar, social, profissional, desportivo, de recreação, reabilitação, lazer e bem-estar, que prossegue objetivos de promoção da qualidade de vida e salvaguarda dos direitos de cidadania e igualdade de oportunidades dos cidadãos com deficiência e suas famílias.

 

Declarações

Para Américo Alexandre, presidente da CREACIL, é com enorme alegria e o concretizar de um sonho esta inauguração. Neste momento, já podem ter acesso às verbas da Segurança Social, algo que não acontece em São Sebastião de Guerreiros, pois existem obras que são necessárias e não há verba para elas.
Bernardino Soares, presidente da edilidade, destaca as condições que os jovens adultos com deficiência poderão passar a usufruir, num equipamento devidamente preparado e licenciado, que dará uma melhor resposta a todos aqueles que o utilizem, proporcionando um maior desenvolvimento das suas capacidades. Também os cuidadores terão um maior descanso, pois sabem das condições que os seus filhos e netos passarão a ter. Para o Presidente, a CREACIL dará conta do recado com sucesso e espera que, nos próximos anos, mais centros destes sejam criados, de forma a dar vazão às mais de 200 pessoas que dele necessitam no Concelho.
Segundo Manuela Dias, presidente da Freguesia de Moscavide e Portela, é uma honra ter este equipamento na Freguesia, onde existem utentes que não tinham oferta nesta área e passarão a ter. Assume o compromisso da Junta tudo fazer para que nada falte a este Centro, que também é uma forma de trazer pessoas de fora para dentro, dando um maior peso à Freguesia dentro do Concelho.
Para Maria Eugénia Coelho, vereadora responsável por este pelouro, este Centro surgiu depois de ter sido detetada que esta era uma área que não tinha qualquer resposta. Encetaram-se as diligências necessárias, tanto com as instituições, como com a Segurança Social, que resultaram neste CAO, que é o primeiro, mas já se trabalha para que três ou quatro CAO’s se inaugurem no futuro. A Casa do Gaiato, a Associação Luiz Pereira da Motta, a Pomba da Paz e a própria CREACIL, já se encontram a preparar projetos para outos centros.
Por último Sónia Paixão, vereadora socialista, para quem faz todo o sentido que se desse este passo, criando um misto de alegria e emoção. Afirma ainda que a CREACIL está à altura de conduzir um equipamento desta natureza e tudo fará para continuar de mãos dadas com esta importante instituição do Concelho.

 

Pedro Santos Pereira

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter