Anuncie connosco
Pub
Notícias | Saúde

A prevenção tem sempre razão!

GRIPE

3 de novembro de 2019
Partilhar

A gripe é a doença mais frequente na população adulta e é provocada por um vírus: o vírus Influenza!

É uma doença altamente contagiosa e que se transmite através de partículas de saliva de uma pessoa infetada, ou seja, através da tosse, dos espirros ou pelo contacto direto com pessoas ou superfícies infetadas. É uma doença sazonal que habitualmente se manifesta com maior intensidade entre os meses de dezembro e fevereiro, e é tendencialmente benigna, cujos sintomas resolvem de forma espontânea! A exceção são as pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos de idade, em quem algumas complicações podem surgir.

Os principais sintomas desta gripe que, muitas vezes, tanto incomoda, são febre, dores de garganta, dores musculares, cefaleias fortes, corrimento nasal, sensação de cansaço e mal estar generalizado, tosse seca ou outros sintomas respiratórios. O período de incubação varia entre 1 e 4 dias e a transmissão da doença pode durar até uma semana após a resolução dos sintomas!

Então, mas e como é que podemos diagnosticar e tratar a gripe?

O diagnóstico é apenas clínico! Feito por um médico com base nos sintomas do doente, sem serem necessários quaisquer exames, análises ou radiografias!

E o tratamento? Aqui vem uma informação importante: OS ANTIBIÓTICOS NÃO TÊM QUALQUER EFEITO NA INFEÇÃO. Os antibióticos servem para debelar infeções causadas por bactérias e não por vírus! Toca a anotar e a não esquecer!

A verdade é que o vírus da gripe vai acabar por ser expulso do organismo do indivíduo infetado pelo próprio sistema imunitário do hospedeiro. Podemos, no entanto, dar uma ajuda a controlar os sintomas. Como? Com a toma de, por exemplo, ibuprofeno ou paracetamol para reduzir a febre e as dores musculares e com medidas gerais como repouso, beber bastantes líquidos e evitar o consumo de álcool e tabaco.

Mas temos boas notícias! Há forma de prevenir a gripe e as suas complicações nas pessoas mais vulneráveis. Através da VACINAÇÃO!

A administração da vacina contra a gripe inicia-se em outubro/novembro e deve ser feita preferencialmente até ao final do ano podendo, no entanto, ser administrada durante todo o outono e inverno. Os vírus da gripe estão em constante alteração, pelo que as pessoas devem ser vacinadas anualmente.

Segundo as orientações da Direção Geral de Saúde a vacinação contra o vírus da gripe é fortemente recomendada a pessoas com mais de 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas e profissionais de saúde ou outros prestadores de cuidados, bombeiros, funcionários de lares de idosos.

A vacina está disponível gratuitamente nos centros de saúde para alguns dos grupos de risco ou pode ser adquirida na farmácia sob prescrição médica.
Para além disso, a prevenção do contágio é essencial! A higiene das mãos, tossir ou espirrar para um lenço descartável e o distanciamento social, através da evicção de espaços públicos ou altamente povoados, são medidas fundamentais para o controlo da propagação da doença.

A prevenção tem sempre razão – Nestes meses de inverno, vamos todos ajudar a controlar o vírus da gripe e as suas complicações!

Unidade de Saúde Pública(USP) Loures - Odivelas
João Cardoso e Rafael Inácio, médicos internos da formação geral
Elvira Martins – Médica de Saúde Pública

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter