Anuncie connosco
Pub
Notícias | Política

As principais propostas do candidato do CDS-PP

Pedro Pestana Bastos | CDS-PP

4 de setembro de 2017
Partilhar

Linhas mestras do objetivo da candidatura

Politicamente o CDS assume-se como a alternativa à atual governação do PCP/PSD. Na campanha já todos os principais partidos admitiram coligações com a CDU ou com o PSD de André Ventura. O CDS é claro nesse aspeto: Não ganhando as eleições seremos oposição e não abdicaremos de nenhum instrumento. Nunca faremos coligações de governação com a CDU ou com projetos populistas.
A nossa ambição é crescer e servir Loures. As condições que levaram o CDS a desfazer a coligação com o PSD são conhecidas. Procurámos construir uma alternativa à direita, mas são conhecidas as razões que tornaram impossível a construção de um projeto comum.
Não contem com o CDS para discursos que exploram o ressentimento, promovem a fragmentação social e colocam grupos contra grupos. Não contem com o CDS para subscrever a defesa da prisão perpétua ou admitir a pena de morte, que mata mas não corrige, que vinga mas não melhora, e abre as portas ao erro judiciário sem remédio.
Somos um partido de direita que defende a lei e ordem. Defendemos o rigor na atribuição de qualquer subsídio mas há uma linha vermelha que não podemos ultrapassar. O CDS baseia toda a sua doutrina na dignidade da pessoa humana.

 

Ambiente, Turismo, Inovação e Economia

A nossa ambição é implementar em Loures o maior corredor ecológico de toda a AML e conseguir ligar Loures ao Rio Tejo, através de um corredor ecológico que partirá do Parque da Cidade pelos leitos do Rio de Loures e do Rio Trancão até o Tejo.
Será uma obra estruturante que implicará grandes investimentos sendo que o Município tem ao seu dispor fundos da UE que pode utilizar em projetos com esta natureza.
Será um projeto com repercussões em múltiplas áreas designadamente:
- No desporto preconizando o CDS a implementação de um sistema de bicicletas partilhadas e de canoas partilhadas.
- Na educação e no envelhecimento ativo, uma vez que o corredor ecológico terá uma componente de Hortas Urbanas e educação ambiental.
- No turismo, quer por via maior ciclovia da AML que atrairá milhares de visitantes quer na interligação do corredor Ecológico no Caminho do Tejo, utilizado anualmente por milhares de peregrinos que se deslocam em peregrinação a Fátima. Será um projeto ambicioso e tudo faremos para que no final do mandato Loures seja uma forte candidata a Capital Verde da Europa. Possivelmente a primeira de Portugal a ganhar o prémio, e a segunda da Europa do Sul.

 

Ação Social, Educação e Segurança

Ao nível da inclusão defendemos a criação de um Auto Comissariado para a Inclusão, que trabalhará com as associações cívicas que atuam em diferentes áreas, de modo a constituir uma equipa multidisciplinar, visando o combate à exclusão social, a discriminação étnica e social e apoiará as instituições que trabalham junto das comunidades nos bairros mais sensíveis.
Na Educação pugnaremos pelo alargamento da rede de Creches e Infantários Públicos e do seu horário de funcionamento até às 20:00.
Defenderemos o alargamento do horário das Bibliotecas José Saramago (Loures) e Ary dos Santos (Sacavém), em época de exames do Ensino Superior e Ensino Secundário;
Criaremos um banco de livros escolares, que promova a reutilização dos livros e assegure que a nenhum estudante de Loures faltam livros escolares.
Na segurança defendemos a Instalação de um Centro Operacional Municipal de Segurança, que tenha por competência e operar, mediante aprovação da CNPD, equipamentos de videovigilância nas zonas de maior incidência criminal e de comércio do Concelho.
Defendemos o reforço da Polícia Municipal, e asseguraremos o apoio à forças de segurança pública que não dependem do Município, designadamente a PSP e a GNR.
Criaremos de um novo regulamento municipal de guardas noturnos.

 

Transportes, Acessibilidades e Mobilidade Sustentável

A maior parte dos passeios e passadeiras de Loures não cumprem a lei das acessibilidades pedonais, e em Loures nem se vê a edilidade começar a resolver o problema. Para garantir condições adequadas para quem vive no concelho de Loures sair à rua em conforto e segurança, qualquer estratégia municipal para jovens, idosos ou famílias tem que começar por acessibilidades adequadas para andar a pé. Todos somos peões!
Lançaremos um programa de melhoria dos passeios e passadeiras, de combate ao estacionamento abusivo que põe em perigo em especial crianças e idosos e desenvolveremos um regulamento novo municipal de cargas e descargas.
Nos transportes públicos focaremos a nossa atenção na imperiosa necessidade de construção de corredores ferroviários. É imperioso que o Governo dê prioridade ao alargamento da linha amarela com estações em Frielas e Loures e da construção de um novo ramal da minha vermelha a partir de Moscavide e com novas estações na Portela e em Sacavém. Estas propostas constam que do plano de alargamento do Metro de Lisboa que a candidatura de Assunção Crista apresentou em Lisboa e que abrange igualmente o Concelho de Loures.

 

Cultura Património, Juventude e Associativismo

A nível de património histórico o CDS irá procurar salvar o Forte de Sacavém. Muito embora constitua uma das referências culturais mais importantes do Município, pela sua documentação e pela sua arquitetura singular, a verdade é que se encontra depauperado, e sem integração no roteiro académico e cultural municipal.
Também nos preocupa a situação de degradação do Palácio Valflores, sendo fundamental que as aprovadas obras de recuperação sejam efetivamente concretizadas.
Queremos incentivar, em articulação com o Alto Comissariado para a Integração, pela criação em Loures de um roteiro de arte urbana, à semelhança do que já acontece no Bairro do Mocho, promovendo a criação artística e o conhecimento e relacionamento de várias experiências de arte urbana.
Elaboraremos um projeto de regulamento municipal de classificação de lojas e ofícios históricos existentes no concelho, promovendo a sua defesa e o reconhecimento no quadro legal das Lojas Históricas.
Defendemos a implementação de um projeto de Desporto Escolar Inter-escolas, nas diversas modalidades desportivas individuais e coletivas, ao longo de todo o ano letivo que promova a competição leal entre escolas.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter