Anuncie connosco
Pub
Notícias | Política

As principais propostas do candidato da CDU

Bernardino Soares | Coligação Democrática Unitária

4 de setembro de 2017
Partilhar

Economia, Turismo, Impostos, Inovação e Empresas Municipais

Apoiar a agricultura, a horticultura e a vitivinicultura, através de projetos que implementem “circuitos curtos” de comercialização, promovendo a distribuição de produtos ao comércio e restauração local.
Facilitar o financiamento de novos projetos, assegurando condições favoráveis de financiamento, nos termos da estratégia de desenvolvimento para o território saloio (Santo Antão e São Julião do Tojal, Lousa e Fanhões).
Potenciar o comércio local, apoiando projetos de investimento que contribuam para qualificar os centros urbanos.
Requalificar os mercados municipais, promover a requalificação dos mercados em funcionamento (Loures e Moscavide) e reconfigurar o objeto de utilização do antigo mercado do Prior Velho.
Afirmar o turismo, com a promoção de Loures, integrado na região saloia, como oferta complementar e diferenciadora para os turistas que procuram Lisboa. Articulação da criação e promoção da oferta com Sintra, Mafra e região Oeste.

 

Ação Social, Educação, Saúde, Segurança e Habitação Social

Integração escolar de crianças com deficiência continuando a apoiar o trabalho de integração na comunidade educativa.
Apoio aos jovens adultos com deficiência, patrocinando a criação de novos centros de atividades ocupacionais.
Promover o emprego de pessoas com deficiência articulando, com as empresas do concelho, respostas para o emprego protegido.
Alargar a educação pré-escolar instituindo, progressivamente, a admissão de crianças a partir dos três anos.
Apoio a crianças com necessidades educativas especiais colaborando com as escolas na criação e manutenção de unidades de apoio a estes alunos.
Requalificação do edificado das escolas do 1.º ciclo, com prioridade para as freguesias de Sacavém, Portela, Camarate, Unhos, Santo António dos Cavaleiros, Frielas e Loures.
Dotar as escolas de equipamentos tecnologicamente adequados na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico e ampliar o acesso à rede informática.
Estabilizar a segurança pública, defendendo junto da Administração Central: aumento urgente de viaturas e efetivos; construção do quartel para a GNR, em Bucelas; ampliação da esquadra da PSP de Camarate.
Nas Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI), aumentar a dinâmica da conclusão de processos de reconversão por iniciativa particular e a capacidade de intervenção na modalidade de Reconversão por Iniciativa Municipal.
Promoção de habitação a custos controlados, destinada, em particular, a jovens.
Criação de bolsas de habitação para arrendamento de iniciativa municipal, com condições especiais para jovens.

 

Transportes, mobilidade, ambiente, património e urbanismo

Extensão do Metro à Portela, Sacavém, Loures, Santo António dos Cavaleiros e Infantado.

Alargamento da área da Carris em Sacavém e Camarate.
Qualificação e construção de rodovias nacionais (de responsabilidade governamental) na saída da A1 na Bobadela / São João da Talha; saída de São João Talha para a EN10, junto à COPAM; a ligação de Sacavém à Segunda Circular; construção da Variante a Bucelas; requalificação das Estradas Nacionais números 8, 10.
Qualificação e construção de rodovias municipais (responsabilidade da Câmara Municipal) – com intervenções de beneficiação da circulação do tráfego: rotunda de A-das-Lebres; construção de Variante nascente a Loures e da Variante ao centro de Camarate.
Reforço do investimento na rede pública, com prioridade para Loures, Sacavém e Santo António dos Cavaleiros.
Aumentar a eficiência da recolha de resíduos com o aumento da recolha seletiva, garantindo o progressivo cumprimento das metas ambientais e otimização dos circuitos de recolha de lixo.
Implementação do Parque da Várzea e Costeiras, um espaço natural de excelência, que liga a zona Oriental e a zona Norte do concelho.
Consolidação da rede de parques verdes, com a ampliação do parque Adão Barata até às Torres da Bela Vista; com o desenvolvimento do parque do Infantado; com a criação de novos parques urbanos no Catujal e em Camarate. Regeneração do parque urbano do Prior Velho e beneficiações no Parque Municipal do Cabeço de Montachique.
Revitalização dos centros urbanos tendo como prioridade, a curto prazo, a segunda fase dos projetos de Camarate, Loures e Moscavide, bem como a cidade de Sacavém e a vila de Bucelas.
Criação do Gatil Municipal e de espaços próprios, públicos, para atividades de trabalho e treino para cães; realização de ações de sensibilização para a redução dos dejetos caninos e aumento da fiscalização das responsabilidades cívicas e disposições legais dos donos. Promover a esterilização dos animais recolhidos.
Eliminação de barreiras arquitetónicas no espaço e edifícios públicos, com o alargamento do projeto “Loures Acessível”, já em aplicação na cidade de Loures.

 

Cultura, juventude, associativismo, população sénior e desporto

Desenvolver a rede de equipamentos culturais de forma integrada, numa lógica de parceria Município/Movimento Associativo/Escolas.
Criar a Casa da Cultura a localizar na cidade de Loures.
Criar a Casa da Imagem Eduardo Gageiro, novo espaço cultural a localizar em Sacavém.
Incrementar o desporto para pessoas com deficiência com o programa municipal para o desporto adaptado.
Reforçar os serviços de apoio à juventude com o Gabinete de Apoio à Juventude on-line e itinerante.
Jogos da Paz Tradicionais com a realização da 1.ª edição.
Democratizar o acesso à prática desportiva através do projeto “Desporto para Todos”, em articulação com clubes e associações visando facilitar a prática desportiva informal com a criação de mais espaços.
Facultar o acesso livre à internet sem fios (WI-FI) nos espaços públicos integrados nas áreas alvo de intervenções de revitalização urbana.
Reforçar o apoio às associações de bombeiros, assegurando o aumento dos apoios às associações de bombeiros.
Promover as universidades seniores com a ampliação da rede da “Academia dos Saberes”.
Proteção a Idosos em situação de isolamento criando um registo atualizado, dos idosos em risco e fomentar a criação de programas de apoio.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter