Anuncie connosco
Pub
Notícias | Economia e Emprego

Um livro que ensinará as crianças a dar valor ao dinheiro e à gestão do seu mealheiro

“Faz CRESCER o teu mealheiro!”

6 de fevereiro de 2017
Partilhar

Foi editado por Elisabete Lourenço, que habita em Moscavide, um livro útil e original, sob a forma de diário que ensinará as crianças a dar valor ao dinheiro e à gestão do seu mealheiro.

A educação financeira deve estar presente na rotina diária das crianças, desde que começam a fazer os seus pedidos e as suas primeiras exigências, deverão compreender, desde cedo, que tudo na vida tem um preço e que implica um esforço para se adquirir.

O diário inicia-se com a definição de seus objetivos/desejos.
Todos nós temos os nossos objetivos que queremos ver realizados e as crianças são as primeiras a terem desejos infinitos … é importante que percebam que os seus desejos podem ser infinitos mas o dinheiro não!

A definição dos seus objetivos é fundamental para que haja um compromisso e um empenho, por parte da criança, em atingi-los e também para que percebam que nem tudo o que queremos podemos ter, por vezes temos de fazer escolhas.

Dará oportunidade aos educadores de conhecerem os seus desejos e de começarem o seu processo de formação financeira na explicação do conceito de poupança.

A atribuição de uma semanada é um passo crucial para ensinar às crianças o valor do dinheiro e aprenderem a fazer as suas escolhas. O diário pressupõe um registo semanal das entradas e saídas de dinheiro, para que os papás percam o receio de dar semanada sem que saibam onde foi gasta, para isso basta consultar o preenchimento do diário.

É natural que, numa primeira fase, as crianças façam uma má gestão da sua semanada. Caso gastem todo o dinheiro, deverá ser-lhes explicado que só com uma boa gestão da semanada conseguirão atingir os seus objetivos!

Cometer erros é normal e vai ensiná-la a evitar erros maiores no futuro.

A recompensa é também uma forma de ensinar o conceito de negociação e empenho, como tal o seguinte capítulo do diário é de preenchimento exclusivo dos educadores e tem como objetivo premiar tarefas extra.

No final do diário têm o quadro das poupanças, onde registam o que amealharam das suas semanadas, mais o que receberam de prendas, de prémios e de outras tarefas que poderão realizar para fazer o seu mealheiro crescer!

Ao longo do livro são explicados alguns conceitos e no final são enumeradas 10 dicas para os adultos, para relembrar que o apoio deles é fundamental.

Quando as crianças são incentivadas a hábitos de poupança e ter a sua própria autonomia, é muito provável que a sua rotina financeira seja mais equilibrada ao longo da vida e tornam-se adultos mais responsáveis e conscientes.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter