Anuncie connosco
Pub
Notícias | Desporto e Lazer

A paróquia de Loures organiza as festas em honra de Nossa Senhora do Cabo

Nossa Senhora do Cabo

1 de outubro de 2016
Partilhar

A paróquia de Loures organiza as festas em honra de Nossa Senhora do Cabo. De 1 a 9 de outubro, Loures estará em festa para receber a Imagem que, durante um ano, ficará no Concelho, um episódio que se repete de 25 em 25 anos.

Loures irá estar em festa, a partir de hoje, 1 de outubro, e até dia 9 deste mês, para celebrar a chegada da Veneranda Imagem de Nossa Senhora do Cabo Espichel. Com organização da Paróquia de Loures esta Imagem, que representa uma das festas mais antigas em Portugal, estará durante um ano no nosso Concelho.

Este evento acontece de 25 em anos, pois o Círio percorre 26 paróquias da região saloia, numa tradição que remonta a 1430, tendo sido apoiado tanto pela Monarquia como pela República. Dessa altura há memória de grandes festas religiosas e profanas, nas quais o tema mariano se unia a muitas outras temáticas.

O nome de Círio resulta das deslocações efetuadas aos santuários, que eram feitas a pé, sendo utilizado para iluminar o caminho o denominado círio, uma vela de cera de maior porte. Daí o percurso pelas 26 paróquias ter o nome de Círio.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter