Anuncie connosco
Pub
Notícias | Cultura

Jantar de homenagem do Rotary Club de Loures

Homenagem a Eunice Muñoz

8 de março de 2018
Partilhar

A atriz Eunice Muñoz foi homenageada pelo Rotary de Loures que, através desta iniciativa, fez questão de realçar o contributo desta figura ímpar para a arte da representação.

Foi no passado dia 2 de fevereiro que o Rotary de Loures prestou homenagem a Eunice Muñoz, durante um jantar realizado para o efeito, no Concelho.

Debilitada com uma gripe e com dificuldades na voz, a atriz não pôde comparecer, tendo-se feito representar por D. António Raposo, Bispo da Igreja Vetero Católica de Mafra.

A cerimónia decorreu como se a homenageada estivesse presente. Foi largamente elogiada através de palavras, fotografias e vídeo, com direito a palmas.

Movimento rotário

O Rotary é uma organização com 113 anos, nascida numa reunião de amigos, numa casa em Atlanta, nos Estados Unidos da América. Tendo-se alastrado a outros países, onde se inclui Portugal, é um movimento mundial que pretende ajudar as comunidades. A Loures chegou há 30 anos, contando com 23 membros, dos quase 2000 existentes em diversas localidades do país.

A Organização financia projetos sociais com o valor decorrente das quotas, eventos organizados e com fundos pessoais dos próprios rotários. Até à data, equiparam uma sala de fisioterapia de uma instituição, um cabeleireiro, ofereceram uma prótese a uma pessoa com problemas motores e dão bolsas de estudo, a alunos de Universidades e do ensino básico.

Tendo como objetivo acabar com a poliomielite no mundo, o próximo projeto consiste na criação de uma sala de snozzland, de apoio à deficiência motora e mental, dados os poucos recursos existentes localmente.

Declarações

Para Maria Goretty Ribeiro, de 48 anos, que ocupa atualmente o cargo de presidente neste Concelho, a atriz ‘é uma grande senhora da cultura portuguesa nas suas variadas vertentes, do cinema à televisão, com quase 90 anos maravilhosos’.
A escolha da pessoa a homenagear foi motivada pela admiração que todos lhe têm e pelo facto de se encontrarem no mês dedicado ao rotário profissional.

Para D. António Raposo, ‘é uma felicidade ver a atriz no palco’, referindo que ‘se consegue sentir tudo o que a mesma transmite’. A nível pessoal, reforça o facto de ser uma pessoa humilde, que trata todos de igual forma.

Marcou também presença o Professor Fernando de Pádua, conhecido médico-cirurgião e professor universitário que, embora não conhecendo a atriz, a considera ‘a melhor artista que temos.’ Ambos têm apenas um ano de diferença, tendo o Professor nascido primeiro e, um sorriso que, por ser grande, os caracteriza.

No final, todos desejaram as rápidas melhoras à atriz, não restando dúvidas que é e, será sempre, uma das melhores atrizes portuguesas de todos os tempos.

Joana Leitão

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter