Anuncie connosco
Pub
Notícias | Cultura

Um novo projeto musical sediado em Ourém

“Banho Maria”

3 de dezembro de 2016
Partilhar

Os Banho Maria são um novo projeto musical sediado em Ourém. O grupo, constituído por seis músicos, nasceu da sua vontade criativa alimentada em parte no projeto de versões chamado Devolta e outra parte pelo tubo de ensaio que é a Adega do Largo, espaço de tertúlia, animação e discussão mais ou menos privada e mais ou menos inspirada pelo vinho medieval local, um palhete com 800 anos de história.

Desengane-se no entanto quem pensar que a adega, as conversas e tertúlias de noites frias interferem ou afetam a seriedade do trabalho dos Banho Maria. No fundo funcionaram durante muito tempo como laboratório de ideias musicais inspiradas por Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Fausto, Sérgio Godinho, Jorge Palma ou Janita Salomé entre tantos outros.

Tomané (António Lopes), João Alexandre e Moleiro (Paulo Reis) começariam aí a desenhar o projeto com Manecas, um intérprete único de fado vadio, falecido há cinco anos, mas que não deixou de cantar até aos últimos dias de vida e que talvez represente o espírito livre, independente e descomprometido da música dos Banho Maria.

O trabalho estreia, intitulado "Casa do Castelo" (nome do espaço situado na Vila Medieval de Ourém transformado em estúdio de gravação para o efeito), com a produção de Nuno Roque, experiente produtor nacional (Tiago Bettencourt, Capitão Fausto, Mercado Negro, Hands on Approach, Golpes, etc.), inclui sete temas originais, de abordagem essencialmente acústica e orgânica, cantados em português pela distinta voz de Cláudia Ferreira que falam de amores naif e envergonhados, sob melodias criadas por violas acústicas, e elétricas, baixo elétrico e acústico, autoharpa, xilofone, teclados analógicos e a percussão de Moleiro, um autodidata que cria alguns dos seus próprios instrumentos.

Os Banho Maria cruzam estilos que vão do pop-rock ao fado e até a uma incursão pelo hip hop, numa base acústica onde as canções são reflexo das vivências protagonizadas pelos seus elementos. Nesse sentido é um projeto transversal e a própria idade dos elementos da banda vai do teenager ao homem maduro, do subúrbio de Lisboa (Loures nos casos de João Alexandre e do produtor Nuno Roque) à cidade de interior (Fátima nos casos de Miguel Marcelino e Cláudia Ferreira) e à aldeia (Atouguia nos casos de Tomané, Moleiro e Tiago Silva.

Entretanto o feedback recebido, do que já se pode escutar no facebook oficial e youtube, não poderia ser mais encorajador para um álbum com previsão de edição para o 1º trimestre de 2017.

www.facebook.com/banhomaria.oficial

A banda segue com uma campanha de crowdfunding de apoio à edição de “Casa do Castelo” a decorrer até 6 de janeiro de 2017 que poderá ser conhecida no link:

http://ppl.com.pt/pt/prj/banho-maria

Participe!

Os Banho Maria são:


Cláudia Ferreira - Voz;
Voz limpa, versátil e de grande amplitude adequada a um projeto que cruza influências tão distintas . As canções dos Banho Maria vivem também do potencial da voz da Cláudia.


António Lopes (Tomané) - Guitarra Acústica e Voz;
Músico experiente e principal mentor dos Banho Maria que integrou diversos projetos anteriores com muitos temas originais em carteira, apaixonado pelo fado, mas não só. Escreve de forma simples e musical. Aquilo que por vezes parece difícil de dizer.


Paulo Reis (Moleiro) - Percussões;
Autodidata de grande sentido rítmico e com um sentido de humor assinalável mesmo nos momentos mais difíceis. Ensaia diariamente pelo menos duas horas.


Tiago Silva - Guitarra Elétrica;
Músico autodidata e iniciante, mas de aprendizagem e evolução rápida que surpreendeu nas gravações pela rapidez com que se despachou.


Miguel Marcelino – Violino;
Jovem talento que integra a orquestra do Conservatório de Fátima. Foi o último elemento a juntar-se ao grupo revelando-se desde logo uma mais valia pela indiscutível qualidade como violinista.


João Alexandre - Voz, guitarra elétrica, teclados e arranjos
Músico experiente que integra os Clark, banda de pop rock nacional com três álbuns editados.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter