Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Programa europeu

URBACT em Loures

6 de fevereiro de 2017
Partilhar

O URBACT é um programa europeu de cooperação territorial, de aprendizagem coletiva e troca de experiências em torno da promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado, cofinanciado até 70% pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Este Programa financia a constituição de redes de cidades para o desenvolvimento de soluções comuns em torno de desafios urbanos contemporâneos, apoiando no desenvolvimento de soluções pragmáticas e inovadoras que integrem igualmente as dimensões económica, social e ambiental.

No âmbito deste programa, o Município de Loures definiu como prioridade duas vertentes: os projetos de revitalização urbana da cidade de Loures e das vilas de Camarate e Moscavide e o Parque da Várzea e Costeiras de Loures.

Foi assim, que nos dias 11 e 12 de janeiro, o perito do Programa URBACT, que acompanhará a rede nos próximos dois anos e a representante da cidade ‘chefe de fila’ (San Lazzaro di Savena) se deslocaram a Loures para uma sessão de trabalho, com a missão de consolidar a estratégia final e os objetivos a apresentar no I Seminário

Transnacional, que terá lugar em San Lazzaro di Savena nos dias 27 e 28 de fevereiro.
Foi também efetuada uma visita de estudo e acompanhamento aos centros urbanos de Camarate, Loures e Moscavide e ao Parque da Várzea e Costeiras de Loures, onde se estabeleceram contactos com alguns dos parceiros locais.

O Comité de Monitorização URBACT aprovou um total de sete Redes de Implementação, compostas por diferentes cidades europeias que se juntaram para, em parceria, melhorarem a execução das suas estratégias e planos de ação urbanos integrados. Das redes constituídas, quatro incluem cidades portuguesas, estando Loures representado na Rede de Implementação Re-Generation, conjuntamente com as cidades de San Lazzaro di Savena (Itália), Bialystok (Polónia), Ercolano (Itália), Vilnius (Lituânia), Ujpést (Hungria) e Clermont-Férrand (França).

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter