Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Bucelas comemorou 495 anos de passagem a freguesia e 90 anos de elevação a vila

Aniversário de Bucelas

8 de janeiro de 2018
Partilhar

Bucelas comemorou, no dia 8 de dezembro, 495 anos de passagem a freguesia e 90 anos de elevação a vila, com uma sessão solene que teve lugar no auditório Tomás Noivo.

A cerimónia em Bucelas abriu com um momento musical, protagonizado pela fadista Mel, uma artista da “terra” que contribuiu para abrilhantar a festa de uma freguesia com quase 500 anos de história.

O auditório Tomás Noivo encheu, não só de apreciadores da arte de cantar fado mas, sobretudo, de munícipes, coletividades e dirigentes do movimento associativo da freguesia de Bucelas.

Em representação da Câmara Municipal de Loures esteve a vereadora Maria Eugénia Coelho que caracterizou Bucelas como uma freguesia «que sempre teve uma forte presença e determinação» no Concelho. «As pessoas de Bucelas são das que não desistem e que, quando é necessário desenvolver o território, põem mãos à obra».

Élio Matias preferiu falar do futuro e relembrar os projetos que a Freguesia tem pela frente. O presidente da Junta de Freguesia de Bucelas mostrou-se satisfeito com a aprovação do projeto ValoRio, que vai permitir executar trabalhos de limpeza, desobstrução, restauro ecológico e implementação de corredores ribeirinhos para aproximação da população e dos visitantes ao rio Trancão e ainda com a concretização do percurso pedonal e ciclável entre a Bemposta e Bucelas.

«Tenho a certeza absoluta de que este percurso pedonal será executado ainda neste mandato», disse Élio Matias. «Acredito que beneficiará, e muito, a comunidade. Este projeto, complementado com a recuperação das margens do rio, tornará, certamente, Bucelas numa terra muito mais apetecível».

Presente esteve também o presidente da Assembleia Municipal de Loures, Ricardo Leão, que reconheceu Bucelas como uma freguesia «com uma importância enorme para o concelho de Loures, pela sua grande riqueza, quer do ponto de vista histórico e cultural, mas, sobretudo pelo seu riquíssimo património humano».

Ainda antes de ser servido um Bucelas de Honra e do corte do bolo de aniversário, a Junta de Freguesia homenageou três personalidades locais com a Medalha de Mérito Desportivo – grau Prata. Ricardo Aires, piloto de motocrosse, Raquel Ferreira e Luís Ferreira, ambos ginastas, foram os condecorados. A cerimónia ficou concluída com a entrega de lembranças às coletividades e a diversas entidades da freguesia.

A sessão solene contou com a presença dos vereadores Sónia Paixão, António Marcelino e Ivone Gonçalves, bem como do presidente da Assembleia de Freguesia de Bucelas, Rui Máximo Santos.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter