Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

25 de abril

44 ANOS dE Democracia Portuguesa

8 de maio de 2018
Partilhar

O Município de Loures celebrou, à margem dos anos anteriores, o acontecimento político que devolveu a liberdade a Portugal.

25 de Abril de 1974, uma data que fica na história. A democracia, a instituição do poder local democrático e a participação da população nos processos de criação de mais e melhores condições de vida para todos são celebradas todos os anos, nas distintas regiões do país, em ambiente de total festa. E Loures não foi exceção.

A Câmara Municipal de Loures disponibilizou uma panóplia de atividades e eventos culturais, recreativos e desportivos para a população local comemorar o dia que deu a independência ao país.

Durante vários dias, as várias freguesias do Município respiraram a liberdade e celebraram os 44 anos da Revolução dos Cravos.

Iniciativas para todos os gostos. Exposições, teatros, poesias, artes circenses, artes plásticas, trocas de livros e concertos não faltaram.

Um dos momentos mais marcantes foi o concerto que se realizou a 24 abril, no Pavilhão Paz e Amizade. Carlos do Carmo, detentor de uma das vozes mais emblemáticas da música portuguesa, (en)cantou numa noite memorável.

A criatividade e a inspiração aliaram-se e resultaram em vários espetáculos de teatro que deram jus ao significado do dia da liberdade, como é o caso dos “Cravos de Luz”, uma peça da Companhia Artelier e também “25 de Abril, Sempre”, pela Companhia Teatral Embaixada Conhecimento.

O desporto esteve em destaque através de várias modalidades, nomeadamente com provas de atletismo, torneios de xadrez, dança, cicloturismo e até mesmo caminhadas no concelho.

E à margem do ano passado, os Dias da Memória voltaram, com a recolha e o registo de testemunhos de cidadãos que participaram na resistência à Ditadura e na Revolução de 1974. A homenagem ao dia que ditou a liberdade continuou com a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Loures, através das Intervenções das forças políticas e o apontamento cultural pelo Grupo Coral da ANALOR – da Associação dos Naturais e Amigos da Loriga.

A par destas celebrações, a Biblioteca Municipal José Saramago recebeu a autora Vanessa de Almeida e Faustina Barradas que apresentaram o livro: “As mulheres da clandestinidade”.

O 25 de Abril também foi às escolas do concelho. Entre o dia 2 e 30 de abril, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a teatros, filmes, visitar museus e aprender mais sobre a data que revolucionou o panorama político no país.
E para quem não teve a oportunidade de usufruir de algumas das atividades existem ainda duas que pode visitar.

Para suscitar nos mais novos o interesse pelo dia que datou a liberdade, a sala infantil da Biblioteca Municipal José Saramago deu início à apresentação de uma mostra documental denominada por: “Caminhar a Liberdade”. A exposição iniciou a 4 de abril e estende-se até ao próximo dia 19 de maio, de terça a sexta-feira, entre as 9h15 e as 18h45 e ao sábado entre as 10h e as 18h.

Ainda em exposição, a Sinfonia do corpo em vários movimentos, uma retrospetiva de Dorindo Carvalho, contínua em exibição até dia 30 de junho, na Galeria Municipal Vieira da Silva, no Parque Adão Barata, em Loures.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter