Anuncie connosco
Pub
Notícias | Ambiente

Ambiente – Apoio Governamental

Cheias de Sacavém com apoio governamental

6 de agosto de 2016
Partilhar

A Câmara Municipal de Loures e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinaram, dia 26 de Julho, um acordo de parceria tendo em vista a regularização fluvial e controlo de cheias na ribeira do Prior Velho, em Sacavém.

Como já tinha sido noticiado no NL de Julho, onde o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, se tinha comprometido a auxiliar os problemas de cheias que a zona de Sacavém vive, com este acordo, cabe agora à APA, ceder ao Município, para actualização, o projecto de “Regularização fluvial e controlo de cheias da ribeira do Prior Velho – Sacavém”, elaborado pelo INAG em 2001, bem como acompanhar tecnicamente a actualização do projecto de execução.

Quanto ao Município de Loures, fica obrigado a comparticipar, com o valor de 15%, os custos totais da actualização do projecto e da empreitada, através do orçamento próprio, correspondente à contrapartida nacional, sendo o restante financiamento, no valor de 85%, suportado pelo programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). Por outro lado, cabe ainda ao Município respeitar os valores do caudal e preparar o processo administrativo e proceder à adjudicação das obras.

O acordo foi assinado numa cerimónia que decorreu no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, no Parque Adão Barata, em Loures e contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que lembrou que “não se vai conseguir acabar com as cheias, mas sim minimizar os problemas e os riscos sociais que possam ocorrer”. O governante considerou ainda ser “muito justo que esta obra seja concretizada no Município de Loures”.

Já o presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares, garantiu ser este “um momento muito importante para o nosso concelho. Os 130 anos do Município de Loures ficarão também marcados pela assinatura deste protocolo”.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter