Anuncie connosco
Pub
Notícias | Ambiente

Investimento Ambiental

Carlos Martins confirma 5 milhões para Sacavém

2 de julho de 2016
Partilhar

O secretário de estado do Ambiente, Carlos Martins, falou à imprensa, à margem do Loures InSS, Feira da Inovação, Sustentabilidade e Sociedade, onde destacou a Câmara de Loures por estar na linha da frente dos temas ambientais. Provido de boas notícias, Carlos Martins confirmou o investimento previsto para colocar cobro às inundações constantes de Sacavém, afirmando que cerca 5 de milhões de euros estão destinados a esta obra, que terá o seu início administrativo, provavelmente, ainda durante 2016 e no terreno no próximo ano. Quando questionado sobre a posição do Município em relação à privatização da EGF e, consequentemente, da Valorsul, referiu que, de momento, não há razões para alarme, pois tem existido uma plataforma de entendimento entre o sector privado e o sector público, estando salvaguardadas muitas das exigências dos municípios. Recentemente, no dia 22 de Junho em Reunião de Câmara, Bernardino Soares assumiu essas negociações, anunciando algumas regalias que os municípios obtiveram. Uma delas diz respeito a Loures, pois todas as autarquias onde estejam implementadas centrais de tratamento de resíduos sólidos passam a ter direito de veto, no que a alterações destas centrais diga respeito, como aumentar linhas de produção, por exemplo. Além disso foram recuperados os acordos parassociais e, certo tipo de decisões, necessitam de uma maioria mais alargada, confinando maiores poderes aos municípios. Apesar destas notícias positivas, o município de Loures mantém todas as acções que interpôs em tribunal, não alterando o seu ponto de vista em relação à privatização da EGF.

Esta iniciativa, o Loures InSS, decorreu nos dias 3, 4 e 5 de Junho, na Quinta dos Remédios, na Bobadela. A abertura oficial teve lugar no dia 3 de Junho e contou com a presença de Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, do já referido secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, de Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico e de vários vereadores, com destaque para Tiago Matias, responsável pelo evento.

Foi o próprio Tiago Matias que ao NL destacou a importância do evento, onde estiveram presentes 25 stands de empresas amigas do Ambiente, que tiveram oportunidade de mostrar algumas das coisas mais inovadoras que se fazem nesta área, além de salientar a profícua parceria com o IS Técnico.

Pedro Santos Pereira

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter